Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Secretários de Saúde da Baixada discutem projetos para 2012

 

Publicado em: 09/03/2013 16:35 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

 

Janeiro

Discutir novas ações e o andamento de antigos projetos foi o principal objetivo da primeira reunião de 2012 do Conselho Técnico do Cisbaf, formado pelos secretários de Saúde da Baixada Fluminense. O encontro, ocorrido no dia 18, na sede do consórcio, abordou diversos temas, como QualiSUS, Telessaúde e PPI. 

A secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, deu o informe da reunião de apresentação do relatório de gestão aos conselheiros de Saúde da região realizada no início do mês, em Seropédica. Ao final do encontro, os conselheiros presentes solicitaram ao consórcio a viabilização de um curso de capacitação. Segundo Rosangela Bello, o Tribunal de Contas, que já ministra curso com esse objetivo, foi consultado para que o mesmo possa ser feito na região.

Recursos de R$ 30 milhões do Banco Mundial serão investidos nos municípios pelo QualiSUS. O Cisbaf apresenta o projeto ainda esta semana e a verba será liberada num período de três anos. As licitações serão executadas pelo governo estadual. O investimento será utilizado nas áreas da informação, protocolos clínicos e farmácia.
O projeto das obras de reforma e ampliação voltou a ser debatido. O Cisbaf ainda aguarda a liberação dos recursos liberados pelo Ministério da Saúde para a Prefeitura de Nova Iguaçu a fim de dar início ao processo de licitação da empresa que executará a obra. Com a conclusão do projeto, o consórcio e os municípios passarão a receber maior recurso de custeio, o que viabilizará melhorias no serviço.
O presidente do Conselho Técnico e secretário de Saúde de Japeri, Fabio Volnei, relatou as informações sobre a discussão da PPI. Com a representatividade da região nas reuniões da CIB, a redução dos repasses de alguns municípios foi revertida, com exceção do município de Nova Iguaçu que ainda perderá cerca de R$ 700 mil mensalmente. Os secretários sugeriram um novo encontro, no próximo dia 26, para tratar novamente o tema.

A reunião também abordou a questão do salário regional do profissional médico e a representação da Baixada Fluminense no Cosems.