Janeiro
Enfermeiros que atuam nas bases municipais descentralizadas do Samu 192 Baixada Fluminense receberam na manhã desta terça-feira (6) capacitação sobre suporte básico de vida (teoria e prática) – Protocolo de Reanimação Cardiopulmonar. A novidade foi o uso de bonecos simuladores (adulto e infantil), incrementando ainda mais o aprendizado, já que os manequins simulam situações reais de atendimento. O treinamento, organizado pelo Núcleo de Educação Permanente da Baixada Fluminense/Cisbaf, ocorreu na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu.
Segundo a coordenadora do NEP/Cisbaf, Dra. Sônia Zimbaro, a capacitação visa qualificar as equipes de atendimento de urgência e emergência, conforme o preconizado nos protocolos atualizados da área para a prestação de socorro nas situações de falência dos sistemas respiratórios e/ou cardiovasculares ocorridas fora do ambiente hospitalar. Para ela, o uso dos bonecos simuladores facilita o aprendizado.
“O uso dos bonecos é fundamental, pois os profissionais têm a possibilidade de colocar em prática as manobras corretas visualizadas na teoria e, como os bonecos apresentam os sinais vitais, é possível verificar se as manobras estão adequadas. Caso contrário, o equipamento sinaliza que algo está errado”, explica.
Para proporcionar mais eficiência na capacitação, as equipes foram divididas e na primeira turma participaram os enfermeiros dos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Japeri. Na próxima terça-feira (13) será a vez dos municípios de Mesquita, Nilópolis e Seropédica.