Dezembro
No Dia do Fonoaudiólogo, comemorado no dia 9 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promoveu um encontro com profissionais da rede. Na ocasião foi realizado um treinamento para utilização do aparelho utilizado para a realização dos Testes da Orelhinha e/ou Triagem Auditiva Neonatal em recém-nascidos.
Os equipamentos foram adquiridos recentemente e vão garantir o serviço em duas unidades de saúde do município, no Hospital Municipal São Francisco Xavier – HMSFX e no Centro Especializado de Fisioterapia e Fonoaudiologia – CEFF. O atendimento é aberto à livre demanda, mediante o agendamento feito na Central de Atendimento de Procedimentos Especializados- CAPE, de segunda à sexta- feira das 8 às 20h, na Avenida Prefeito Isoldackson Cruz de Brito, 18.745- Térreo- Vila Margarida.
O Teste da Orelhinha é um exame de grande importância que possibilita detectar se o recém-nascido possui algum problema de audição. “A triagem Auditiva consiste em uma sonda que estimula uma área do ouvido do bebê chamado de cóclea, que responde ao som com vibrações captadas pelo aparelhinho eletrônico” explica a fonoaudióloga da rede, Patrícia Abrantes.
O exame não oferece dor à criança, é realizado em um tempo que varia de 5 a 10 minutos, e deve ser feito nos primeiros dias de vida do bebê para que se tenha um diagnóstico precoce, e seja iniciado o tratamento caso haja alguma alteração auditiva. O Teste da Orelhinha é obrigatório e gratuito desde agosto de 2010, e agora passa a ser realizado dentro da rede municipal. “Essa é mais uma conquista para a nossa saúde e garantia de assistência às mamães do município”, disse a Secretária, Andréa Lima.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itaguaí