Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Humanização e acolhimento de pacientes e familiares são tema de palestra em Magé

 

Publicado em: 10/12/2014 14:43 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Dezembro

Proporcionar um ambiente acolhedor tanto para os pacientes que recebem cuidados na unidade de saúde, quanto reduzir os níveis do estresse aos quais os profissionais dessa área são submetidos, foi o tema discutido na palestra 'O Cuidador - Humanização, acolhimento e atendimento a pacientes e acompanhantes', ocorrida no dia 10, no auditório do Centro Administrativo de Santo Aleixo.

"O sistema de saúde não tem oferecido a estrutura humana necessária, pelo fato que o profissional trabalha em vários lugares, em plantões consecutivos para dar conta da sua receita, o que acaba gerando estresse. O objetivo é apurar a escuta, humanizando esse atendimento, acolhendo o paciente com suas necessidades, para conter seu sofrimento e dar suporte", explica Josué Cardoso, psicólogo clínico formado pela Universidade de Campinas com 15 anos de experiência como capelão hospitalar.

No encontro participaram técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais, recepcionistas e equipes de acolhimento dos Postos de Saúde da Família, da Policlínica de Santo Aleixo e unidades 24 horas participaram da palestra de Josué Cardoso, psicólogo clínico formado pela Universidade de Campinas com 15 anos de experiência como capelão hospitalar.

Sidney Cerqueira Couto, secretário de Saúde de Magé, explica que a palestra vem de encontro com a política de atendimento implantada no município. “O convite foi feito justamente porque queremos que essa qualificação seja revertida em ação dentro das nossas unidades. A humanização nada mais é do que fazer o paciente se sentir acolhido e sentir gente. E essa é a cultura e o ambiente que estamos cultivando no atendimento de saúde”.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMM

 

Galeria

[widgetkit id=282]

Imagens