Dezembro
A Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM) promoveu no dia 12, em Belo Horizonte, o Seminário em homenagem aos “35 anos da visita de Franco Basaglia ao Brasil: a marca de uma prática revolucionária”. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Itaguaí esteve presente, sendo representada pela Coordenadora de Saúde Mental da rede, Katita Jardim.
O evento faz parte das comemorações dos 20 anos do Fórum Mineiro de Saúde Mental – FMSM e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Ministro da Saúde, Arthur Chioro e o Deputado Federal, Paulo Delgado.
Belo Horizonte, atualmente é uma das cidades referências em Atenção Psicossocial do país, por isso outras autoridades e nomes de referência no tratamento psicossocial estiveram presentes entre eles Paulo Amarante presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental.
O tema escolhido para este encontro foi uma maneira de homenagear o médico italiano, pela forte influência no movimento pela Reforma Psiquiátrica no Brasil. O evento teve como objetivo ressaltar seus ideais e contou com conferências, exposições culturais e mesas de debates, das quais Itaguaí compôs uma das mesas, intitulada “Venite Vedere”, sobre o impacto das experiências italiana, santista e belo-horizontina nas práticas de saúde mental na atualidade.
A aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica no Brasil aconteceu em 2001, de autoria do deputado Paulo Delgado, determinando o fechamento progressivo de leitos psiquiátricos e abertura de uma rede de serviços substitutivos de base territorial, com a proposta de cuidar em liberdade dando mais dignidade aos usuários dos serviços e mais efetividade às práticas terapêuticas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itaguaí