Outubro
A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil está reestruturando os serviços de atendimento à saúde do município. Para melhor comportar a base do Serviço de Atendimento Móvel- SAMU de Itaguaí, uma nova sede está abrigando a equipe, sendo agora no bairro Vila Margarida em um amplo espaço, em fase de finalização da reforma. Nos últimos meses o SAMU, passa por reformas para melhor atender a crescente demanda do município.
Com o novo local para a sede, o SAMU terá mais autonomia e espaço para comportar todas as viaturas. Antes a equipe trabalhava em uma pequena casa anexo a SECTRAN, localizada no Centro de Itaguaí. A prefeitura municipal tem investido em pessoal, infraestrutura e qualificação, só no último semestre a equipe participou de diversas aulas de capacitação: como por exemplo: combate a incêndios e de como lidar com produtos perigosos.
Agora para compor o quadro de viaturas exclusivas do SAMU, uma ambulância tracionada 4x4, que possibilita a chegada em lugares de difícil acesso, já está à disposição. Além dessas mudanças, foi implantado o 192, número de emergência que aciona o atendimento do SAMU. Recentemente, mais quatro novas ambulâncias UTI, foram adquiridas para auxiliar o trabalho de assistência móvel realizado pelas unidades de saúde da rede municipal.
“Nosso objetivo é trabalhar cada vez mais para melhorar os serviços de saúde de Itaguaí, com essa nova estrutura teremos ainda mais excelência no trabalho desenvolvido pela equipe,” complementa a Secretária de Saúde e Defesa Civil, Andrea Lima.
Em balanço recente de atendimentos realizados pelo SAMU do município, que analisa o período de janeiro a setembro de 2014, foram registrados: 983 atendimentos pelas ambulâncias básicas e 611 pelas ambulâncias avançadas, que totalizam 1.593 atendimentos. O número crescente de atendimentos realizados pelo SAMU Itaguaí reflete em mais de assistência aos munícipes. O tempo médio de resposta das ocorrências realizadas pelas ambulâncias básicas pode chegar a 17 minutos, e pelas avançadas até 24 minutos.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itaguaí