Setembro
A população de Nova Iguaçu comemorou a entrega de duas Clínicas da Família no dia 20. Pela manhã, o prefeito Nelson Bornier inaugurou a Clínica da Família 24 horas de Miguel Couto, na qual os ambulatórios funcionavam em containers. À tarde foi a vez dos moradores do Centro receberem a Clínica da Família Odiceia Morais, que substitui a antiga Tertuliano Potyguara, onde os pacientes eram atendidos em um sobrado sem condições estruturais.
“Estamos realizando uma mudança radical na saúde, especialmente nas periferias de Nova Iguaçu. As duas unidades inauguradas eram uma vergonha para a administração pública, mas estamos fazendo nossa parte, inclusive, recebendo diariamente muitos pacientes de outros municípios”, afirmou o prefeito Nelson Bornier.
A nova unidade em Miguel Couto conta com uma emergência que funciona dia e noite e tem capacidade para 15 mil atendimentos mensais em clínica médica e pediatria, além de exames como raio x, eletrocardiograma e laboratório de análises clínicas. No ambulatório, a população terá seis especialidades, entre elas, cardiologia, pediatria e dermatologia.
A Clínica da Família Odicéia Morais, no Centro, terá capacidade para realizar 2.500 atendimentos por mês. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira contando com os serviços em clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia. Além disso, também terá sala de vacinas, coleta para exames ambulatoriais e as grávidas poderão fazer o acompanhamento de pré-natal numa sala exclusiva para elas.
“Nova Iguaçu está investindo em saúde preventiva com o objetivo de prestar atendimento de qualidade à população desafogando o Hospital da Posse. Estamos fazendo nossa parte, mas nosso maior desafio é fazer com que os municípios vizinhos percebam o quanto é importante que todos façam sua parte atendendo pelo menos os casos menos graves para que o HGNI consiga continuar atendendo com qualidade os casos de maior complexidade”, explicou o secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr.
Durante a inauguração em Miguel Couto, o secretário estadual de Saúde, Marcos Musafir e a assessora de humanização da secretaria de estado Fabiane Gil receberam o títulos de Cidadãos Iguaçuanos concedido pelo presidente da Câmara de Nova Iguaçu, Mauricio Morais. “Nova Iguaçu está desenvolvendo na saúde um trabalho extraordinário. O controle, bons projetos e a organização das ações estão proporcionando avanços significativos, que fazem o município se destacar positivamente no Estado. Essa reformulação na saúde está devolvendo para população à dignidade. Para Secretaria Estadual de Saúde e pessoalmente para mim, é uma honra poder contribuir na ampliação desse cenário”, destacou o secretário estadual de Saúde.
Moradora do bairro há 88 anos, Hilda Amorim, fez questão de participar da reinauguração da unidade. 0“Era triste ter que acordar de madrugada e enfrentar fila para tentar uma senha para consulta. Às vezes minha filha chegava às 4h da manhã e não consegui marcar. Estou muito emocionada por saber que agora eu e minha família não precisaremos mais passar por essa situação, muitas das vezes constrangedora e humilhante”,disse.
Participaram das inaugurações os vereadores Alcemir Gomes, Maurício Morais, Marcelo Nozinho, Gerciano, Renato do Mercado, Dr. Cacau, Fabinho Maringá, Eduardo do Doce, Carlão Chambarelli, Anderson Santos e Neizinho Irmão, Arthur Legal, Marquinhos da Tia Megue, Flavinho e Henrique Neves, além do secretariado municipal.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI / Fotos: Everton Barsan