Setembro
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). E uma das formas de prevenção é fazer o autoexame de mama, para as mulheres a partir de 40 anos de idade ou recorrer à mamografia, que é o exame mais seguro e adequado. A boa notícia para as mulheres de Itaguaí é que a fila de espera para realizar este exame, é zero.
Com a nova política de agendamento de exame, adotada pelo município, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil acabou com a fila de espera para o exame de mamografia, por isso toda mulher que precisa fazer o exame, basta solicitar o encaminhamento através de uma consulta clínica em uma unidade da rede municipal de saúde, ser moradora do município com comprovante de residência, cartão do SUS e buscar a Central de Autorização de Procedimentos Especializados - CAPE para o agendamento.
Esse ganho do município só foi possível, devido à otimização dos procedimentos e a criação do complexo regulador municipal. Um dos setores do Complexo é a CAPE que agora atende em novo horário, de segunda a sexta- feira de 8 às 20h e aos sábados de 8 às 12h. Esse novo sistema, além de zerar as filas para exames complexos como a mamografia, cintilografia e ressonância, permitiram a criação de uma agenda de atendimento para consultas especializadas, como a mastologia.
Como mulher a Secretária de Saúde não esconde a satisfação de oferecer condições de tratamento adequado e de fácil acesso a outras mulheres como ela, que também são cidadãs e que precisam se prevenir. “Poder ofertar a população consultas, exames, cirurgias e todo acompanhamento e tratamento foi um compromisso assumido pelo Prefeito, e que não estamos dosando esforços para garantir,” enfatiza a Secretária, Andréa Lima.
Vale ressaltar que o câncer de mama não é exclusividade das mulheres. A proporção de homens que a doença se desenvolve em relação às mulheres é de 1 para 100, ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem é diagnosticado com a doença, por isso também precisam se cuidar e buscar ajuda de especialistas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itaguaí