Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Índice de infestação da dengue é o menor em Itaguaí

 

Publicado em: 29/08/2014 00:00 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Agosto

Em Itaguaí a dengue não tem força. Em mais um balanço que analisa os índices dos focos do mosquitoAedes Aegypti, transmissor da doença, o município ganhou nota positiva, alcançando hoje o índice de 1.9, o menor já visto, redução significativa que tranquiliza a população. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil vem trabalhando para reduzir cada vez mais esse índice, por conta disso, algumas ações já estão sendo viabilizadas.

Após diversas reuniões com diretores das Unidades de Saúde do Município e a Vigilância Epidemiológica, foi apresentado na última quarta-feira (27), e encaminhado para aprovação do Estado na sexta-feira (29), o novo Plano Municipal de Contingência da Dengue para 2015, que visa estabelecer as atividades a serem desempenhadas ao longo do ano em parceria com os próprios munícipes, a fim de minimizar a proliferação da doença. Principalmente no período mais propício que está bem próximo, que é o verão, devido o aumento das chuvas.

No último verão, o Município apresentava o Índice de Bretor (IB), que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, encontradas nas residências e depósitos pela quantidade total vistoriada. O número foi de 3.6, considerado muito alto, o que colocou o município em situação de alerta. Atualmente o índice é de 1.9, no entanto, o objetivo é que os índices atinjam a média desejável que é de 1.0. Para isso, além do novo Plano de Contingência, a Secretaria de Saúde promoveu também, na última terça- feira (26), uma capacitação direcionada a Agentes Comunitários de Saúde - ACS e Agentes de Controle de Endemias (ACE), ao todo 120 profissionais já foram capacitados.

O trabalho da Secretaria é formar e informar aos profissionais sobre a importância de se trabalhar numa ação conjunta com a população, levando às residências novas abordagens, propondo ações preventivas e educativas, disponibilizando informações sobre a epidemia e articulações para a identificação precoce da doença. Para manter os índices estabilizados evitando assim, um agravamento da situação ou mesmo um surto da doença no município.

Novas estratégias

Os Agentes Comunitários de Saúde das ESF’s do município, também participaram das capacitações e agora começam a fazer um trabalho de extensão nas casas dos pacientes. Além do acompanhamento da saúde, os ACS’s levarão informações e ações preventivas contra a dengue, o que reflete numa força tarefa de combate ao vetor. Outra ação importante será de encaminhar ao Agente de Controle de Endemias (ACE), os casos de verificação de criadouros de difícil acesso ou que necessitem do uso de larvicidas/biolarvicidas.  Além de orientar os casos suspeitos de dengue a procurarem as Unidades de Saúde mais próximas.

“A Secretaria de Saúde já expandiu a cobertura da ESF aos munícipes de 16% para 50% só esse ano. Isso nos dá condições de fazer um trabalho mais direcionado e com melhores resultados. Já reduzimos o índice do município e vamos chegar ao índice ideal,” diz a Secretária de Saúde e Defesa Civil, Andréa Lima. 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itaguaí

 

Galeria

[widgetkit id=263]