Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Depois de seis anos fechado Hospital Duque de Caxias é reaberto

 

Publicado em: 30/08/2014 00:00 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Agosto

Por seis longos anos a população de Duque de Caxias conviveu com o fechamento do Hospital Duque de Caxias, no bairro Senhor do Bonfim, no primeiro distrito. Considerado referência em termos de atendimento, a unidade de saúde deixou de funcionar em 2008 quando foi interditado pelo Conselho Regional de Medicina. Desde então, a reabertura era um sonho não só de quem reside no bairro, mas também nas localidades do Bar dos Cavaleiros, Engenho do Porto, Prainha, Centro, Centenário, Periquitos, Olavo Bilac, Corte 8, Gramacho, sem contar os municípios de Belford Roxo, São João Meriti e até mesmo do Rio de Janeiro que muitas vezes recorreram ao atendimento médico daquele hospital.

Mas o sonho se tornou realidade no dia 30, com a inauguração da primeira etapa da obra do hospital, em solenidade que teve a presença do prefeito Alexandre Cardoso, acompanhado da primeira-dama e secretaria de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, do vice-prefeito Laury Villar e do secretário de Saúde, Camilo Junqueira.  A unidade começará a funcionar a partir do dia 8 de setembro, já que este período servirá para a calibragem de equipamentos, esterilização e outros ajustes necessários para que o hospital possa atender ao morador de Caxias adequadamente.

Ex-diretor do hospital, o prefeito Lembrou a importância do hospital para Caixas. “Tenho orgulho de estar inaugurando a primeira etapa do hospital Duque de Caxias. Foi aqui que fiz o meu primeiro parto e a primeira cirurgia. O governo federal liberou a verba para toda a obra, no entanto, decidimos que não seria justo esperarmos o término total para inaugurar o Duque. Optamos por entregar esta primeira etapa e no final do ano ou início de 2015 tudo estará concluído, inclusive com o serviço de emergência funcionando e a internação de curta duração”, destacou o prefeito Alexandre Cardoso.

“Estamos implantando uma nova cultura na saúde de Caxias. As unidade de Saúde da Família (USF), irão atender os casos menos graves, por isso temos trabalhado para ampliar a rede básica de saúde, pois é cuidado na ponta que poderemos utilizar o Hospital Duque de Caxias e o Hospital Moacyr do Carmo para casos complexos” disse o prefeito.

Após a solenidade de inauguração que teve a participação de todo o secretariado municipal, do presidente do Legislativo de Caxias, Eduardo Moreira, vereadores, e do reitor da Unigranrio, Arody Herdy, o prefeito Alexandre Cardoso acompanhou vários grupos de moradores para conhecerem as novas instalações da Policlínica Hospital Duque de Caxias. “Vamos atender aos caxienses e moradores de municípios vizinhos, entretanto iremos cobrar do Ministério da Saúde o pagamento da fatura. Esta é a primeira vez que um município adota este procedimento, o que não podemos é ficar com esta conta”, revelou o prefeito.

O secretário de Saúde do município, Camillo Junqueira explicou que a entrada em funcionamento da policlínica somente no dia 8 de setembro é necessária. “Será preciso fazer ajustes nos equipamentos o que demanda um tempo, assim como precisamos preparar as equipes médicas para o início do atendimento aos pacientes. Quando a obra estiver completa e todos os setores funcionando plenamente, o que deve acontecer até o início do próximo ano, a policlínica terá um setor de emergência 24 horas”, garantiu.

 Atendimento

Quando o hospital começar a funcionar no dia 8 de setembro, os atendimentos serão feitos no terceiro e quarto andares. A unidade terá nesta etapa, 250 médicos e 123 consultórios. Entre as especialidades oferecidas estão:

1) Pediatria (Cardiologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Nefrologia, Pneumologia, Neurologia, Odontologia, Otorrinolaringologia, Nutrição, Oftalmologia, Psiquiatria, Dermatologia, Diabetes, Ortopedia, Ginecologia, clínica do Adolescente e Cirurgia Pediátrica)

2) Adulto (Cardiologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Pneumologia, Nefrologia, Neurologia, Odontologia, Psicologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Angiologia, Proctologia, Diabetes, Ortopedia, Ginecologia, Pré- natal, Urologia, Cirurgia geral)

3) Exames de Laboratório, Eletrocardiograma, Espirometria, Eletroencefalograma.

4) Farmácia (Dispensação de medicação).

Já a segunda etapa está prevista para o início do próximo ano. Quando o Hospital Duque de Caxias estiver em funcionamento, a previsão é de atender diariamente 1.800 pacientes em diversas especialidades médicas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMDC / Fotos: Ralff Santos

 

Galeria

[widgetkit id=261]