Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Ex-fumantes de Nova Iguaçu comemoram vitória contra o cigarro

 

Publicado em: 02/09/2014 19:31 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Setembro

Cerca de 70 ex-fumantes de Nova Iguaçu participaram de um café da manhã para comemorar uma vitória importante na luta contra o cigarro: em um ano e meio, aproximadamente 80% dos 720 fumantes atendidos nos grupos de apoio da rede municipal de saúde, deixaram de fumar. 

Nativo Emídio dos Santos é um dos que tem muito a comemorar. Há seis meses, ele abandonou a rotina de fumar três maços de cigarro por dia, depois de iniciar o tratamento na Policlínica Dom Walmor. “Cheguei a ser consultado por um pneumologista em uma clínica particular, mas não fui bem atendido. Um amigo me indicou o grupo e em uma semana larguei o cigarro”, comemorou o marinheiro que teve a filha Vitória, 10 anos, como principal incentivadora. “Minha filha sofre de asma e acreditamos que o fato de eu fumar piorava as crises, ela me pedia para parar e felizmente eu consegui”, contou. 

O secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Júnior lembrou que o cigarro é a primeira causa de mortes evitáveis em todo o mundo e grupos como estes ajudam numa batalha que é de toda a sociedade. “O tabagismo é uma questão de saúde pública, em um ano e meio conseguimos números bastante expressivos em Nova Iguaçu, nossos grupos funcionam e têm dado excelentes resultados. A pedido do  prefeito Nelson Bornier, estamos também implantando a campanha Ambiente Livre do Tabaco, com o objetivo de inibir o consumo de cigarro nos pátios das unidades de saúde do município”, anunciou. 

Em Nova Iguaçu há três pólos do Programa de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária do  Câncer. Na Policlínica Dom Walmor, PSF Valverde e PSF Palhada, os interessados a deixarem o cigarro participam de sessões com terapeutas e psicólogos e recebem adesivos de nicotina, que liberam a substância e auxiliam no processo de abandono do cigarro. Esses adesivos são fornecidos pelo Ministério da Saúde e devem ser utilizados diariamente por um período de cerca de dois meses e meio. 

Kátia Bueno, coordenadora do Programa, explica que ao iniciar o tratamento o paciente participa de seis reuniões semanais, depois, a cada 15 dias há um encontro, e em seguida, as sessões passam a ser mensais durante o período de um ano. “Não somos contra os fumantes, mas somos a favor de quem não fuma. Além de ser nocivo à saúde, o cigarro faz as pessoas perderem dinheiro. Temos casos de pacientes que economizaram o que gastavam com o cigarro e viajaram, adquiriram bens materiais. Parar de fumar só traz benefícios”, explicou. 

Serviço:

Grupos de apoio:
Policlínica Dom Walmor: Rua Dom Valmor, 234- Centro.
PSF Valverde: Praça Sebastião Felipe, s/n – Valverde.
PSF Palhada: Rua Júlia Martins, 295 – Palhada.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI 

 

Galeria

[widgetkit id=260]

Imagens