Agosto
No mês em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol (08), o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense promoveu uma capacitação em dislipidemia para médicos e enfermeiros da rede de atenção básica dos municípios da Baixada Fluminense, no dia 22, no auditório do Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias. Além de discutir o diagnóstico, o tratamento e a importância do acompanhamento dos pacientes nas unidades de saúde a fim de evitar a complicação da doença, o encontro teve também o objetivo de cadastrar os profissionais na plataforma do telessaúde e mostrar a vantagem do seu uso no suporte ao atendimento aos pacientes.
Pela manhã a teleconsultora da Telessaúde Baixada Fluminense e presidente da Regional de Cardiologia da Baixada Fluminense da Socerj, Sonia Zimbaro, explicou aos médicos a utilidade da plataforma no suporte ao atendimento aos pacientes, em caso de dúvidas. As perguntas enviadas através da ferramenta podem ser respondidas on-line ou off-line. O telessaúde ainda disponibiliza cursos e palestras aos profissionais cadastrados. Posteriormente, Sonia Zimbaro falou sobre o diagnóstico e tratamento das dislipidemias. Ao final da apresentação, discutiu alguns casos clínicos.
Na parte da tarde, a enfermeira Ana Lucia Guimarães falou aos enfermeiros da atenção básica sobre os principais fatores de risco do colesterol e destacou a importância da consulta, feita por este profissional, ser realizada com abordagem específica e orientação adequada ao paciente visando o controle das complicações da doença. Alguns casos clínicos foram avaliados. Todos os participantes também foram cadastrados na plataforma do Telessaúde e foram orientados sobre o seu uso.