Agosto
As unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Itaguaí realizaram 88.928 atendimentos no período de janeiro a junho de 2014. Desse total foram registradas 27.682 consultas médicas, sendo elas de atenção básica, especializadas e de acompanhamento. Também foram contabilizados 1.821 procedimentos odontológicos e 1.131 fisioterapêuticos. Já as visitas domiciliaressomam 30.820. Os exames e atendimentos especializados, administração de medicamentos, curativos, entre outros serviços somam 27.474 atendimentos.
Hoje, Itaguaí conta com dez unidades e 16 equipes de ESF, garantindo uma cobertura de 50% do município. No período os números de atendimento realizados em cada uma das unidades, confirmam o trabalho prestado à população: ESF Odnit Maia (22.057), ESF Engenho (18.519), ESF Coroa Grande (11.723), ESF Mazomba (10.365), ESF Teixeira (10.367). Com a reestruturação da Atenção Básica, desde junho, três Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram convertidas em ESF. São elas: ESF Ilha da Madeira (8.237), ESF Santa Cândida (6.883), ESF Saco da Prata (777), que já somam 15.897 atendimentos.
Outra unidade que compõem a rede é a ESF Centro, que entrou em funcionamento em junho deste ano. Em breve mais um bairro será beneficiado. Os agentes já estão fazendo a inscrição das famílias que serão atendidas pela nova unidade ESF de Chaperó. “O nosso objetivo é garantir que 100% da população seja assistida pela Estratégia de Saúde da Família,” enfatiza a Secretária de Saúde e Defesa Civil, Andréa Lima.
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil tem realizado obras de adequação e ampliação em diversas unidades de saúde do município, efetivando as normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. As obras atendem as exigências e promovem acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência física. Essas reformas possibilitam um atendimento de qualidade para todos os itaguaienses, e garantem a promoção da saúde.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itaguaí