Agosto
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense promoveu um treinamento aos novos profissionais (atendentes e operadores de frota) que atuarão na Central de Regulação do Samu Baixada. Antigos profissionais do setor também estiveram presentes para uma reciclagem. A capacitação, ocorrida nos dias 12, 13 e 15, na sede do Cisbaf, tive o objetivo de apresentar o sistema de regulação utilizado no serviço e discutir questões pontuais para aprimorar cada vez mais o atendimento.
Durante o treinamento, o técnico da empresa Ecosistemas apresentou detalhes da ferramenta e orientou os profissionais quanto à importância do preenchimento correto e completo dos dados. O sistema utilizado na regulação passou por melhorias e novos recursos foram implementados, como a opção de o atendente, ao receber a ligação pelo 192, marcar urgência, quando identificar a gravidade de um chamado. “Dessa forma, quando a ligação for transferida ao médico regulador – profissional responsável em dar as orientações a distância e pela decisão do envio ou não da ambulância ao local –, o chamado aparecerá na parte superior da tela do computador, indicando a necessidade de atendimento imediato”, explica a responsável técnica e administrativa do Samu Baixada, Aline Teixeira.
Posteriormente, os participantes visitaram as instalações da Central de Regulação e viram na prática o funcionamento do serviço.