Julho
No último dia 30, representantes do Ministério da Saúde e da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) do Governo Federal estiveram em Itaguaí numa visita de avaliação e puderam constatar as grandes mudanças já realizadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil. A visita foi feita ao Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX) onde foram avaliados, além da estrutura física, os protocolos de atendimento da unidade com toda sua capacidade operacional.
A gestão da saúde é feita de forma tripartite (Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal). O município de Itaguaí fez adesão da RUE em 2012, quando passou a receber recursos federais para montar quatro leitos novos de urgência e emergência, e qualificar outros dois leitos obedecendo aos critérios de melhorias do Ministério, no HMSFX.
Na recente visita foi avaliada a qualidade de atendimento, tempo de internação dos pacientes, melhorias na assistência de forma geral, reforma das instalações, regulamentação de enfermarias já existentes, reorganização dos fluxos e processos de trabalho, estabelecimento e adoção de protocolos de classificação de risco, protocolos clínico-assistenciais e de procedimentos administrativos, entre outros serviços e equipamentos de funcionamento do hospital.
“A enfermaria que hoje abriga os quatro leitos novos de Urgência e Emergência, exigência da RUE, antes possuía goteiras por toda parte, problemas com piso e nos banheiros, e não tinha ar condicionado. Hoje, tudo está novo e já atende aos pacientes”, afirma asecretária de Saúde e Defesa Civil de Itaguaí, Andrea Lima.
O investimento no HMSFX não ficou restrito apenas as obras exigidas para o funcionamento dos leitos da RUE. O município fez muito mais do que os quatro leitos. O terceiro andar de Clínica Médica do hospital possuía cinco enfermarias completamente desativadas, abandonadas e impossibilitadas de uso. Agora, todas já estão funcionando. Com isso, Itaguaí efetivamente passa a ter uma rede de urgência que funciona articulada pela regulação. A visita da comitiva do Ministério confirma o compromisso da gestão municipal em tornar a saúde pública do município uma referência no Estado do Rio.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Itaguaí