Agosto
O auditório da Universidade Iguaçu ficou lotado ao longo o dia 01 durante a IX Conferência Municipal de Saúde, cujo tema foi “O SUS: balanço das conquistas e fortalecimento das lutas na Saúde”. Cerca de 300 profissionais da área, gestores, estudantes e população em geral debateram os principais avanços e os próximos desafios na saúde da cidade. O encontro também contou com a presença do secretário de estado de Saúde Marcos Musafir, que reafirmou a parceria do governo estadual com Nova Iguaçu.
O prefeito Nelson Bornier esteve presente na abertura do encontro e ressaltou a importância dos conselhos para a criação de políticas públicas ressaltando a importância da união entre as gestões públicas e a sociedade. "Nova Iguaçu tem 33 conselhos e 635 conselheiros e isso garante a representatividade dos setores da sociedade. Ninguém é forte sozinho e felizmente conseguimos avançar muito na saúde porque temos uma equipe unida e qualificada, que conta com a parceria fundamental do governo do estado", disse.
Para o secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr. o principal avanço nesta gestão foi a reconquista do respeito da população, dos colaboradores e das outras esferas de governo. Ele destacou também as melhorias estruturais na rede "Encontramos a Secretaria de Saúde totalmente desorganizada administrativamente, a rede de saúde destruída e com profissionais insatisfeitos. Ainda temos muito a avançar, mas os resultados têm sido positivos. Os fornecedores e profissionais estão sendo pagos em dia, a população voltou a confiar no Hospital da Posse, além disso, estamos investindo pesado na saúde preventiva com a criação das Clínicas da Família e a reforma das unidades já existentes", disse o secretário, anunciando que o Centro de Tratamento de AVC e do Idoso, que funcionará no HGNI será inaugurado até o fim do ano com 30 novos leitos.
A evolução no número de atendimentos do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Posse) acompanhado da melhora na qualidade dos serviços foi um dos pontos da palestra ministrada pelo diretor geral da unidade, Dr. Joé Sestello. Segundo ele, em 2012, o hospital realizou 77.302 atendimentos de urgência e emergência, o número saltou para 116.041 em 2013 e até julho de 2014 a unidade registrou 67.587 atendimentos. “O hospital atende toda a Baixada Fluminense e os acidentados da Dutra. Qualquer pessoa que sofrer um acidente na Dutra será atendida na Posse e hoje terá, sem dúvidas, um atendimento de qualidade. A filosofia que tentamos passar para nossos colaboradores é: tratem os pacientes como gostariam de ser tratados”, afirmou.
Para Cristina Penna, secretária de Conselhos Municipais, esta gestão deve comemorar a integração que está estabelecendo com todos os segmentos da sociedade civil. “Felizmente Nova Iguaçu tem hoje um debate saudável entre os gestores e os representantes da população. Essa Conferência é o resultado desse debate e quem tem a ganhar são os usuários dos serviços”, ressaltou.
Também palestraram Daniel Coelho Nascimento, Dr. Alfredo Hermas, Dr. João Paulo Reis, Dra. Márcia Ribeiro, Dr. Antônio Dieb e Clodoaldo Novaes.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI - Texto: Elaine Cutrim
[widgetkit id=240]