Junho
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu iniciou nesta quarta-feira (18/06) a retirada de lixo hospitalar do Hospital Iguaçu, unidade que está desativada desde 2011. Durante a ação foram retirados dois caminhões contendo materiais infectantes e perfurocortantes. O processo de limpeza e desinfecção do local é uma determinação do Ministério Público Estadual (MPE), que recebeu denúncias de que o Hospital estaria sendo usado como depósito de lixo.
Diante da orientação do MPE, o prefeito Nelson Bornier criou a Comissão de Preservação e Proteção do Hospital Iguaçu – grupo formado em sua maioria por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e também por membros de outras secretarias municipais. A Comissão iniciou a intervenção na unidade na terça-feira (10/06) inspecionando todas as instalações e fechando os acessos do Hospital, mantido até 2011 pela Associação de Caridade Hospital de Iguaçu, que enfrentou problemas financeiros e fechou as portas há três anos.
A retirada do material está sendo feita por profissionais especializados em remoção de lixo hospitalar. Eles utilizam equipamentos adequados como luvas, máscaras especiais e óculos de proteção, além disso, o transporte do lixo é realizado em caminhões revestidos internamente para evitar possíveis vazamentos. Toda a ação foi acompanhada por profissionais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
“Encontramos lixo hospitalar espalhado pelo hospital, a partir de agora, os profissionais vão separar este resíduo do entulho, que também está por todos os lugares. A limpeza e desinfecção só poderá acontecer depois desta etapa”, explicou o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
O Hospital Iguaçu foi desativado em 2011 e desde que assumiu a gestão, o prefeito Nelson Bornier e o secretário municipal de Saúde lutam para reativar as antigas instalações e abrir o Hospital da Cidade de Nova Iguaçu.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI