Maio
O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, foi comemorado pela secretaria de Saúde de Duque de Caxias nesta quinta-feira (29/5), com uma ação na Praça do Pacificador. O tema deste ano é “Quem não fuma não é obrigado a fumar” e tem como objetivo orientar e esclarecer a população sobre os danos causados pelo cigarro à saúde. O vice-prefeito Laury Villar esteve presente e acompanhou o trabalho das equipes.
Coordenadora técnica do programa de tabagismo do município, Marli Pereira Barroso explicou os procedimentos realizados no local. “Primeiro realizamos o teste de faixa para conhecer o grau de dependência das pessoas. Depois disso, verificamos a pressão e fazemos o teste de glicemia capilar. Caso haja o interesse, encaminhamos para uma das 10 unidades de tratamento existentes no município. O tabagismo faz mal principalmente às pessoas hipertensas ou diabéticas”, alertou.
Sem fumar há oito meses, Júlio Barcelos da Silva, de 57 anos, já sente os benefícios da atitude. “Comecei a fumar com 33 anos após experimentar um cigarro e desde então não parei. Ano passado consegui ficar sem fumar algumas vezes, mas em outubro foi definitivo. Hoje em dia me sinto melhor tanto fisicamente quanto psicologicamente”, disse o morador de Vigário Geral, que perdeu o pai por conta de um enfisema pulmonar.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no planeta. No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), de cada 100 pacientes que desenvolvem câncer, 30 são fumantes. Em relação aos pacientes com câncer de pulmão, esse índice aumenta para 90% do total.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMDC / Fotos: Rafael Barreto