Maio
A Secretaria de Saúde de Queimados teve a sua prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2014 aprovada pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal na manhã desta segunda (26). A audiência pública aconteceu na própria casa legislativa e contou com a participação dos conselheiros de saúde que fizeram suas ressalvas e da população em geral. A prestação de contas também serviu para revelar os avanços do setor no período e destacar novas ações para o próximo semestre, como as inaugurações das 8 UBS, reformas das unidades básicas e contratação de mais médicos.
O Conselheiro Iris Costa, observou que o número de mulheres hipertensas é infinitamente maior que o número de homens e solicitou que a Secretaria implante o Programa de Saúde do Homem na cidade. “Será que estas mulheres estão mais doentes ou os homens que não procuram atendimento. É preciso que a secretária avalie isto”, destacou Iris. Pegando carona nesta observação, a conselheira Fátima Sacramento pediu uma análise também por gênero nos outros programas como o DST/AIDS. “Precisamos realmente averiguar estas demandas reprimidas, inclusive em alguns exames. Será que a procura não está pequena porque falta a oferta”, observou Fátima.
Em resposta aos conselheiros, secretária de saúde, Dr. ª Fátima Cristina, destacou a importância da ouvidoria municipal. “Os dados levantados pela prestação de contas também servem para nortear as ações de saúde na cidade. Através destes relatórios podemos pautar ações de saúde nos bairros, de acordo com as demandas. Para nós é de suma importância que as pessoas utilizem a nossa ouvidoria para fazer suas reclamações para que nos ajudem a melhorar os serviços”, observou a secretária. A ouvidoria atende numa sala anexa ao CETHID (Rua Onze, sn, Vila Pacaembu), das 8h às 17h e pelos telefones: 2665-9460 e 2665-9390.
Destaques da saúde em Queimados
Entre os destaques da saúde no primeiro quadrimestre está o grande número de testes do pezinho (500), além do mais de 80% de vacinas contra o HPV. Outro destaque foi o grande número de atendimentos de pacientes de Queimados no CETHID (58,64%).
Os moradores também podem comemorar o início das obras das quatro UBS– Unidades Básicas de Saúde, licitadas, nos bairros Luiz de Camões, Valdariosa, Santiago e Santa Rosa. Todas as oito serão entregues a população até final de setembro de 2014, garantiu a secretária de saúde, Dr. Fátima.
A unidade básica do bairro Eldorado está concluída e será entregue até o final deste primeiro semestre. Este posto contará com as instalações mais modernas e com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais ou portadora de deficiência. Também já foi licitada a reforma da ESF do bairro Belmonte e a construção de uma policlínica no mesmo bairro e foi dada a ordem de serviço para a construção de uma Clínica da Família no bairro São Jorge. O contêiner com o material para a montagem da unidade já está no local.
A secretaria também já concluiu as novas instalações para a Central de Regulação de exames e está preparando novo local para a Farmácia Municipal. Outra boa notícia para os pacientes de Queimados é que já foi depositada na conta do município, a verba de R$ 1,5 milhão para a construção de uma Clínica Especializada no atendimento à mulher, que será construída no local do antigo Pronto Atendimento 24h no bairro Fanchen.
Fonte: Texto: Dine Estela / Fotos: Luiz Ambrosio