Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Nova Iguaçu terá centro de internação de pacientes com AVC

 

Publicado em: 15/05/2014 14:51 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Maio

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) contará ainda este ano com um moderno centro de tratamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). O anúncio foi feito pelo prefeito Nelson Bornier e pelo secretário de saúde do município, Luiz Antonio Teixeira Junior, durante a inauguração, na manhã desta quarta-feira (14/05), da nova pediatria da unidade. A solenidade de apresentação do setor, que foi totalmente reformado, contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Marcos Musafir. Ele elogiou o espaço, dedicado ao atendimento e internação das crianças. A nova pediatria agora conta com 32 leitos de enfermaria, pintura e mobiliário novos, lactário, sala de procedimentos, entre outros.    

“Melhorar a saúde de Nova Iguaçu é um desafio que vem sendo vencido a cada dia. Em 2013, 26% do orçamento da prefeitura foi destinado para a área e os números estão sendo transformados em ações. Reabrimos a Mariana Bulhões e já iniciamos as obras para ampliação da maternidade que terá mais 60 leitos. O próximo passo será a instalação do Centro de AVC no hospital, já que a unidade recebe muita gente com esse problema", afirmou Nelson Bornier, destacando ainda outras ações na Saúde como a construção de quatro novas unidades de saúde 24h e de 19 Clínicas da Família, a primeira delas entregue no último sábado na Cerâmica. 

A inauguração da nova pediatria faz parte das obras da segunda fase do Programa Nova Saúde Iguaçu. O novo setor conta com 10 enfermarias, sendo uma com leito de isolamento, lactário, sala de procedimentos, classe hospitalar – para aulas escolares –, ampla área externa coberta e parquinho com brinquedos novos.

 “Sabemos que muito ainda precisa ser feito para acabar com os problemas que encontramos no Hospital da Posse em janeiro do ano passado.  A atenção que a prefeitura tem dado para saúde e a parceira do governo do estado tem sido fundamentais para que essas ações aconteçam. A dignidade da população está sendo resgatada. É com alegria que hoje posso afirmar que as crianças internadas poderão ser atendidas com mais qualidade”, disse o secretário municipal de saúde.

Marcos Musafir, secretário estadual,  elogiou as melhorias na saúde do município. “É um orgulho ver novos leitos hospitalares serem abertos na saúde pública, principalmente na ala das crianças. Nova Iguaçu tem feito um trabalho extraordinário. O Hospital da Posse é uma das principais referências da região metropolitana. Podem ter a certeza de que o Estado continuará apoiando Nova iguaçu para que outras ações aconteçam”, declarou.

Também participaram do evento os deputados estaduais, Luiz Martins, Rosângela Gomes e Marcelo Simão; o presidente da Câmara de vereadores da cidade, Maurício Moraes, e os vereadores Carlão Chabarelle, Fabinho Maringuá, Fábio Rodilândia, Gerciano, Geane Jura, Gilson Cunha, Marcelo Nozinho, Marcos Rocha, Marquinho da Tia Meguê, Renato do Mercado, Neizinho, Juninho do Pneu, entre outras autoridades.   

 

Programa Nova Saúde Iguaçu entra na segunda fase 

Iniciado em 2013, o Programa Nova Saúde Iguaçu trouxe para o Hospital da Posse, entre outras ações, a reforma e inauguração da Nova Emergência, do Ambulátorio, de 40 enfermarias adulto, Sala Amarela e Unidade Semi-Intensiva (USI), além de obras no piso hospitalar e no telhado, dando fim às infiltrações.

O Hospital da Posse é uma unidade municipal, mas que recebe pacientes de outros municípios da Baixada e ainda os acidentados da Rodovia Presidente Dutra. Em 2013 foram feitos 116 mil atendimentos, número 50% maior do que o realizado em 2012 (77 mil).

“O prefeito Nelson Bornier foi eleito em uma cidade com cerca de 900 mil habitantes, mas nossa rede de saúde serve a mais de 2,8 milhões de pessoas da Baixada Fluminense. Todo mundo pode precisar do Hospital da Posse. Mesmo com o melhor plano de saúde, um acidentado na Dutra é trazido para a unidade. Muitos falam que a superlotação é uma coisa nova, mas nós assumimos essa superlotação. Não estamos mostrando só projetos, estamos apresentamos obras concretas, que objetivam acabar com esse cenário e humanizar a saúde iguaçuana”, ressaltou o diretor do HGNI, Joé Sestello.

Fonte: Assessoria de Imprensa HGNI /  Fotos: Everton Barsan

 

Galeria

[widgetkit id=219]

Imagens