Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Samu, capacitação e expansão da atenção básica são debatidos entre os secretários de saúde da Baixada

 

Publicado em: 06/05/2014 12:35 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Abril

Os secretários de Saúde da Baixada Fluminense se reuniram na manhã do dia 30 de abril, na sede do Cisbaf, com o objetivo de discutir o andamento de alguns projetos regionais. Os principais assuntos da pauta foram o custeio mensal da Central de Regulação do Samu Baixada, a parceria com o Instituto Nacional de Cardiologia e o Projeto de Expansão da Estratégia de Saúde da Família nos municípios.

A secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, iniciou a reunião apresentando estudo com os novos cálculos da manutenção e do rateio da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, que atende 12 municípios na região. Para atender plenamente à Portaria ministerial, o consórcio precisará de R$ 560.570,00 para custeio da Central. Após amplo debate entre os gestores presentes, ficou acordado o cumprimento de uma fase do projeto exigido pelo Ministério da Saúde, o que representa um custo mensal na ordem de R$ 388.358,00. O recurso de custeio é utilizado para pagamento de salários de alguns profissionais e custos fixos, como telefone, luz e manutenção dos equipamentos.

Para facilitar a contratação, além do controle administrativo e financeiro dos profissionais que atuam na Central de Regulação do Samu Baixada, alguns municípios firmaram com o Cisbaf contrato de gestão associada, como Duque de Caxias, Japeri e Queimados. Segundo Bello, a verba municipal direcionada para o Cisbaf para esta finalidade, agiliza todos os processos administrativos, além de impactar em melhoria da qualidade do serviço oferecido á população. Rosangela Bello acrescentou que a pactuação do custeio da Central entre as prefeituras da região e a ausência da contrapartida de 25% do Governo do Estado serão levadas ao Ministério Público da Baixada, que está acompanhando o assunto.

Outro tema apresentado foi a conclusão da capacitação dos profissionais da atenção básica da Baixada, fruto da parceria entre o Cisbaf, o Instituto Nacional de Cardiologia e a Prefeitura de Duque de Caxias. O treinamento realizado nos dias 28, 29 e 30 de abril reuniu médicos e enfermeiros de 11 municípios e foi ministrado por técnicos do INC, do Telessaúde e da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro-Seccional Baixada Fluminense.

Rosangela Bello destacou o avanço do projeto de construção da rede de cardiologia na Baixada, iniciando com a implantação do primeiro polo de referência no Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias. No local serão instalados equipamentos específicos da área, como monitor holter, eletrocardiograma e teste ergométrico. O INC promoverá a capacitação dos profissionais que farão os exames e abrirá vagas em cursos gratuitos em diversas áreas. Na avaliação do secretário de Saúde de Duque de Caxias, Camilo Junqueira, o INC está muito empenhado na implementação do projeto de regionalização da cardiologia. “O objetivo principal da entidade é retirar da sua base no Rio de Janeiro o paciente de baixa complexidade que seja da Baixada para que possa atender com maior qualidade os casos de maior complexidade”, complementa Camilo.

Ao final do encontro, a secretária executiva do Cisbaf registrou que as mudanças internas na composição dos setores ministeriais estão atrasando a análise final do Projeto de Expansão da Estratégia de Saúde da Família na Baixada Fluminense, realizado em parceria entre o Cisbaf e a Uerj. O projeto requer investimento diferenciado para que os municípios possam atingir a meta de 70% de cobertura da população até 2015.

 

Galeria

[widgetkit id=212]

Imagens