Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Cisbaf apresenta relatório de gestão aos Conselhos de Saúde

 

Publicado em: 10/03/2013 00:00 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Janeiro

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense apresentou nesta quinta-feira (05), na Câmara de Vereadores de Seropédica, o seu relatório de gestão 2011 aos Conselhos municipais de Saúde. O objetivo do encontro é dar maior transparência às ações desenvolvidas pelo consórcio na região, trocar informações e tirar dúvidas sobre os projetos. O Cisbaf completa, no próximo mês, 12 anos, e é o maior consórcio de saúde do país considerando a população abrangida.

O presidente do Conselho Técnico do Cisbaf e secretário de Saúde de Japeri, Fabio Volnei Stasiaki, abriu a reunião falando sobre o papel do consórcio como instrumento de gestão e planejamento, e destacou alguns projetos em andamento. Fabio aproveitou também para reforçar que a região ganhou mais representatividade e respeito, junto aos governos federal e estadual, a partir da atuação do consórcio.

A secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, apresentou o relatório que elencou as principais ações desenvolvidas ao longo de 2011. “Foi um ano onde poucos recursos de investimento foram viabilizados, mas houve muito debate com os prefeitos, secretários e técnicos para que pudéssemos elaborar novos projetos para a região. Quando hoje o Ministério sinaliza alguma nova política de investimento, somos uma das primeiras regiões do país a apresentar projeto para captação. Isso mostra nossa articulação regional”, destaca.

Dentre as ações apresentadas, Bello destacou os avanços no serviço de urgência (Samu Baixada) com a distribuição de novos equipamentos, mudança na coordenação regional passando para o Dr. Antonio Dieb, a licitação da oficina que fará a manutenção das viaturas por preço reduzido aos municípios que fizerem a adesão, as obras da central de regulação que já conta com recurso federal liberado e depositado na Prefeitura de Nova Iguaçu, implantação de novo sistema de gestão e ainda projeto para ampliação da frota de ambulâncias com mais 17 novas viaturas (2 avançadas e 15 básicas).

Outro tema apresentado foi o recurso QualiSUS-Rede de R$ 30 milhões que será liberado para a Baixada pelo Banco Mundial (BIRD) para investimentos em infraestrutura da informação em saúde. Ainda sobre informação na saúde como instrumento fundamental para a gestão no setor, ela citou a criação e atuação da Câmara Técnica de Informação do Cisbaf, formada por técnicos municipais, onde estão sendo avaliados softwares de gestão no setor. A meta é informatizar todos os municípios para melhor planejamento das ações.  

A região também saiu na frente e aprovou o Projeto Cegonha Baixada que liberará recurso federal para investimento na qualificação da assistência à gestante e ao bebê. Segundo Rosangela Bello, apenas três estados brasileiros foram habilitados a receber o recurso, sendo que no Rio de Janeiro, apenas a região Metropolitana I (Baixada) e Metropolitana II (Niterói) foram contempladas.

Em 2011 também muito se avançou com relação às capacitações. Gestores e técnicos participaram de dois treinamentos importantes, com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros, com foco no fortalecimento da atenção básica. E 300 profissionais da Estratégia Saúde da Família (médicos, enfermeiros e dentistas) estão se especializando na UNIRIO a distância (EAD) por meio da Universidade Aberta do SUS – UNASUS.

Para minimizar os problemas da região, Rosangela ainda falou sobre os diversos encontros realizados entre prefeitos e secretários de saúde, onde foram definidos três grandes projetos regionais já apresentados ao Ministério da Saúde: conclusão da obra do Hospital Regional de Queimados, a regionalização dos hospitais municipais (Hospital Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias; o HGNI, em Nova Iguaçu; e o Hospital Juscelino Kubitschek, em Nilópolis); e o apoio às UPAS (unidades de pronto-atendimento).

Ao final do encontro, os conselheiros tiraram dúvidas e se mostraram satisfeitos com os avanços conquistados.