Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Telessaúde treina profissionais da atenção básica da Baixada

 

Publicado em: 10/04/2014 13:34 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Abril

Sensibilizar os profissionais sobre a utilização das teleconsultorias, assim como realizar a capacitação das equipes que atuam na atenção básica para o uso da plataforma colaborativa do Telessaúde. Este é o principal objetivo da dinâmica teórico-prática que está sendo ministrada pelo Núcleo Regional do Telessaúde da Baixada Fluminense nos municípios da região. O primeiro encontro ocorreu no dia 10, em Duque de Caxias.  

Durante a apresentação, o coordenador técnico do Telessaúde-Uerj, Edson Paulo Diniz, mostrou detalhes da ferramenta colaborativa. O principal papel do telessaúde é oferecer, por exemplo, o serviço de teleconsultoria em casos de dúvidas ou quando houver a necessidade de uma segunda opinião técnica. Através da plataforma, os profissionais poderão registrar as questões e, posteriormente, receber o retorno com a informação técnica solicitada.

Segundo a coordenadora regional do Núcleo do Telessaúde Baixada Fluminense, Neide Nobrega Pinho, a teleconsultoria poderá funcionar de duas formas: síncrona (em tempo real) e assíncrona (a dúvida é cadastrada na ferramenta e em até 48 horas a resposta é enviada). De acordo com Edson Diniz, em casos mais complexos, será possível agendar uma teleconferência, o que permitirá maior interação entre o teleconsultor e o médico solicitante, bem como maior riqueza de recursos como áudio, vídeo e exibição de arquivos.

Outro grande benefício da plataforma do telessaúde é o registro de todas as informações trocadas entre os profissionais, incluindo as questões apresentadas por outros núcleos que estejam vinculados à plataforma. “Todos os profissionais cadastrados no sistema terão acesso a todos os dados trocados, ampliando sua capacidade de decisão no atendimento nas unidades de saúde”, explica Diniz.

 

Galeria

[widgetkit id=208]

Imagens