Abril
Na tarde desta quinta-feira (03) a Central de Regulação do Samu Baixada recebeu a visita da diretora do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes e de Assistência Social do Ministério da Saúde (DCEBAS), Dra. Cleusa Bernardo. Acompanhada pela secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, e pelo coordenador do Samu Baixada, Antônio Dieb, a diretora do DCEBAS conheceu as instalações, conversou com uma médica reguladora e ficou impressionada com o funcionamento do sistema de gestão do serviço.
A instalação da tecnologia de última geração foi possível graças à parceria do consórcio, que administra a Central, com o Ministério da Saúde. A Central de Regulação atende as ligações ao 192 de 12 municípios da Baixada Fluminense e registra mensalmente mais de 20 mil chamados.
Antes da visita à Central a representante do MS e a secretária executiva do Cisbaf participaram da inauguração da UTI materna da Nova Maternidade Mariana Bulhões que homenageou Alyne da Silva Pimentel, gestante de Belford Roxo, que morreu por complicações do parto no ano de 2002 no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Posse). A UTI Materna da Nova Maternidade Mariana Bulhões foi batizada com o nome de Alyne, cujo caso foi levado ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, que em 2007 responsabilizou o Estado brasileiro pela morte da moça.
A solenidade contou com a presença de parentes de Alyne e de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e da organização internacional Centro de Direitos Reprodutivos.