Março
A Prefeitura de Belford Roxo, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, inaugurou nesta segunda-feira, 31 de março, o primeiro Polo Regional de Atenção a Saúde de Pessoas Ostomizadas. O espaço vai oferecer atendimento e acolhimento para pacientes ostomizados de sete municípios da Baixada e realizar a distribuição de bolsas de colostomia.
O espaço tem objetivo de auxiliar no tratamento de pessoas ostomizadas e facilitar o acesso delas na retirada do equipamento coletor dentro da região onde residem. Antes a distribuição das bolsas era feita apenas na sede da Secretaria Estadual de Saúde, no centro da cidade do Rio de Janeiro.
O polo, que funciona dentro do PAM (Posto de Atendimento Médico) da Prata, vai atender a moradores de Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita, Seropédica, Japeri, Itaguaí e Queimados.
O núcleo conta com uma equipe interdisciplinar - composta por médico, assistente social, psicoterapeuta, nutricionista, fisioterapeuta e enfermeiras - para dar assistência especializada aos pacientes, e possui ainda salas de atendimento, acolhimento e orientação.
Entre os serviços oferecidos pelo Polo de Atenção a Saúde de Pessoas Ostomizadas estão orientações para o auto-cuidado e para colocação e esvaziamento da bolsa de modo a evitar complicações de saúde, acompanhamento nutricional, educação familiar, entre outros.
De acordo com o Secretário de Saúde de Belford Roxo, Dr. Fabio Denardim, a intenção do polo é orientar, facilitar o tratamento e promover qualidade de vida para esses pacientes que vivem numa condição especial. Além de receber pacientes que só eram atendidos no centro do Rio, o espaço vai cadastrar e oferecer acompanhamento médico para outras pessoas que utilizem a bolsa de colostomia.
O PAM da Prata fica na Avenida José Mariano dos Passos, nº948 - bairro Santo Antônio da Prata.
Além do Dr. Fábio Denardim, participaram da inauguração os subsecretários de saúde do município de Belford Roxo.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMBR / Fotos: Marcos Porto