Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Cisbaf quer estruturar referência cardiovascular na Baixada

 

Publicado em: 31/03/2014 17:34 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Março

Estruturar serviços essenciais na área cardiovascular na Baixada Fluminense. Este é o principal objetivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense que está realizando estudos para viabilizar a instalação de equipamentos para a realização de exames especializados no Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias, e a realização de tratamento rápido para infarto agudo do miocárdio nas UPAs e no pré-hospitalar móvel de todos os municípios.

A proposta é instalar no hospital – que será transformado em polo de referência na área cardiovascular para toda a Baixada –, equipamentos fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças e acompanhamento dos pacientes, como ecocardiograma, monitor holter e teste ergométrico. Outra iniciativa é fazer o tratamento rápido em todas as unidades de pronto-atendimento (UPAs) e no pré-hospitalar móvel nos casos de infarto agudo do miocárdio com o uso de trombolíticos, medicações aplicadas por via endovenosa com o objetivo de desfazer o trombo que se formou na artéria coronária afetada.

O infarto agudo do miocárdio é uma síndrome coronária aguda e exige um atendimento imediato. Estudos da Universidade Federal de São Paulo mostram que na maioria dos casos existe um retardo no reconhecimento e na valorização de seus sinais e sintomas. Devido a este problema e a gravidade da situação, cerca de 1/3 das pessoas que tem infarto agudo do miocárdio morrem antes de chegar ao hospital. O maior benefício é alcançado quando a terapia trombolítica é administrada ao paciente. Estatística do Ministério da Saúde apontam que de 11% a 15% dos pacientes que chegam às unidades de atendimento emergencial com problemas cardíacos, ainda evoluem para óbito no país.

Para a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, estudos estão sendo feitos para avaliar a viabilidade e a demanda de toda a Baixada. Em sua opinião, esse avanço salvará muitas vidas. “Sem dúvida, esse será um enorme e importante avanço para os municípios da Baixada Fluminense. Com a implantação destes projetos, conseguiremos oferecer ao paciente assistência especializada adequada e imediata, reduzindo número de óbitos e sequelas da doença.”

 

Os equipamentos e suas funções

O monitor holter é um dispositivo portátil que monitora continuamente a atividade elétrica cardíaca de pacientes por 24 horas ou mais. É utilizado para observar arritmias cardíacas ocasionais que seriam difíceis de serem identificadas em um período de tempo menor, como em um exame de eletrocardiografia (ECG). O ecocardiograma abrange os métodos de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração e é frequentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco (infarto do miocárdio, miocardiopatias), insuficiência cardíaca, doenças das valvas, anomalias congênitas, entre outras. Já o teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária.