Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Saúde Nova Iguaçu: Agentes que trabalham no combate à dengue recebem novos uniformes e materiais

 

Publicado em: 24/03/2014 20:20 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Março

Além de coletes e macacões, os agentes estão recebendo uma bolsa com todos os insumos necessários para aplicar larvicidas e identificar os índices de infestação do mosquito 

Crédito: Fernanda Rodrigues

A batalha contra a dengue está ganhando reforço em Nova Iguaçu. Cerca de mil profissionais da Superintendência de Vigilância Ambiental começaram a receber esta semana uniformes e um kit composto por bolsa e todos os materiais necessários para a aplicação de larvicidas e levantamento de índice de infestação do mosquito Aedes aegypt, o transmissor da dengue. Além de colete e macacão, os profissionais estão recebendo lanterna, prancheta, martelo e todos os insumos para a realização das visitas domiciliares.   

Para o subsecretário de Vigilância em Saúde, Clodoaldo Novaes, a chegada dos novos equipamentos é fundamental para que o trabalho aconteça de forma eficaz e também para a segurança dos trabalhadores. “Os uniformes são importantes para a identificação de nossos profissionais, o morador fica mais tranquilo na hora de abrir a sua casa para que possamos atuar e nossas equipes circulam pela cidade com mais segurança, já que são facilmente identificadas como integrantes da área da Saúde. Além disso, os materiais que compõe o kit são importantes para que o nosso trabalho seja cada vez mais eficaz”, explica. 

Em 2013, Nova Iguaçu registrou uma queda de 64,5% no número de casos de dengue em relação ao ano anterior (1.865 casos foram registrados em 2012 e 665 em 2013). Em 2014 foram confirmados seis casos da doença na cidade e nenhum óbito. Para diminuir ainda mais estes números, as equipes fiscalizam periodicamente 347 pontos considerados estratégicos para a proliferação do mosquito e aplicam larvicidas. A cada 15 dias, todos estes locais são visitados. Os agentes também percorrem os bairros e retiram pneus em terrenos abandonados e em borracharias. Em média, 500 unidades são recolhidas por dia. 

Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior, quando o assunto é dengue, deve haver uma união entre a população e os órgãos públicos. “Felizmente os moradores de Nova Iguaçu têm nos ajudado a combater os focos do mosquito e nós temos trabalhado duro para diminuir os índices da doença na cidade. São cerca de mil agentes que fazem as visitas domiciliares e percorrem os bairros nos carros fumacês. Eles trabalham de segunda a sexta e até aos sábados”. Ainda de acordo com o secretário, a atual administração está comprometida não apenas com a população, mas também com os profissionais de saúde. “A gestão do prefeito Nelson Bornier está empenhada em garantir a qualidade no serviço de Saúde, para isso estamos investindo na estrutura predial de nossa rede sem esquecer que o profissional deve ser valorizado não apenas com os salários em dia, mas também com insumos e materiais adequados para desempenhar bem o seu trabalho”, afirma.  

 

Galeria

[widgetkit id=195]

Imagens