A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Nova Iguaçu (Semusdec), através do Controle do Tabagismo e Prevenção Primário do Câncer, deu o pontapé inicial no dia 27 ao Dia Nacional Sem Tabaco, que será celebrado em todo o país no dia 29. O evento foi realizado no Paço Municipal em parceria com os estudantes da Escola Adventista de Nova Iguaçu. Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
Um estande sob a forma de um cigarro com muitas maquetes e encenações atraiu a atenção da população iguaçuana que circulava pelo Paço Municipal. Os profissionais do Controle Municipal do Tabagismo disponibilizaram e entregaram material informativo sob os malefícios do fumo. Os jovens estudantes da Escola Adventista de Nova Iguaçu participaram de forma efetiva da campanha, com a panfletagem junto aos munícipes. “Ações educativas como esta visam à prevenção e à cessação do tabagismo na população por meio de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da mortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas no país”, destacou a coordenadora Kátia Bueno Mendes, do Controle Municipal.
A campanha deste ano, que dá continuidade à estratégia iniciada no dia 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco –, aborda o impacto socioambiental da indústria, com destaque para as questões que afetam o meio ambiente. É uma campanha de massa, com foco no público jovem e adulto (aproximadamente de 16 a 50 anos), de ambos os sexos, incluindo fumantes ou não. A opção por focar no público jovem parte da estratégia para prevenir a iniciação e a experimentação (que ocorre principalmente na faixa etária de adolescentes e jovens, aproximadamente entre 13 e 25 anos).
Texto: Prefeitura de Nova Iguaçu