Fevereiro
A promotora de Justiça Márcia Lustosa (1ª Promotoria de Tutela Coletiva de Saúde da Região Metropolitana 1), e o consultor do MP Carlos Alberto Chaves de Carvalho visitaram as instalações da Central de Regulação do Samu Baixada, em Nova Iguaçu, na manhã do dia 17. Na ocasião, a promotora e o consultor tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do sistema de gestão do serviço de atendimento móvel de urgência da Baixada Fluminense e ficaram bem impressionados com a tecnologia implantada.
A nova Central de Regulação, inaugurada em julho do ano passado, foi totalmente informatizada e controla todas as ambulâncias e atendimentos realizados por município. A equipe - formada por médicos reguladores, atendentes e operadores de frota -, conta com instalações amplas e confortáveis em um ambiente humanizado, além de novos equipamentos e mobiliário. Foram investidos pelo Ministério da Saúde cerca de R$ 417 mil.
Uma linha telefônica exclusiva e um rádio também foram instalados para contato direto da equipe da Central do Samu com o Corpo de Bombeiros. A Central de Regulação, administrada pelo Cisbaf, recebe todas as ligações realizadas para o 192 na Baixada (sendo 12 municípios integrantes).