Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Itaguaí realiza dia municipal de luta contra a Hanseníase

 

Publicado em: 17/02/2014 15:35 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Fevereiro

Os agentes da diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Itaguaí, levaram informação sobre as formas de transmissão da hanseníase e também de como cuidar da doença, no dia municipal de luta contra a hanseníase. A ação aconteceu em um posto de atendimento montado em pleno Calçadão, e contou com profissionais de diversas áreas, que atuam na Vigilância Epidemiológica do município.

O trabalho não ficou restrito à tenda de informações. Durante toda manhã os agentes percorreram lojas e estabelecimentos comerciais do entorno, distribuindo panfletos e explicaram o que é a doença, que no passado era conhecida como lepra. De acordo com o Diretor da Vigilância em Saúde, Joel Basílio, essa é uma doença que tem cura. “A hanseníase é uma doença que tem tratamento e cura. O nosso objetivo é levar o conhecimento às pessoas, para que, caso possam ter os sintomas, busquem um diagnóstico precoce, e com isso, podemos dar um tratamento mais curto e menos incapacitante,” destaca o diretor.

Para a Secretária de Saúde o trabalho da diretoria de Vigilância em Saúde vem alcançando resultados positivos para a população. “Assim como todas as diretorias e coordenações da Secretaria de Saúde, a Vigilância está trabalhando com foco na promoção da saúde, e o resultado é cada vez mais positivo,” enfatiza Andréa.

Aproveitando o dia municipal de luta contra a hanseníase, quem passou pelo calçadão ainda foi orientado sobre os cuidados para eliminar o mosquito aedes aegypti. O trabalho da Secretaria no combate ao mosquito da dengue tem sido contínuo, e os resultados mostram que Itaguaí saiu da classificação de alto risco para risco médio. Mas para eliminar a possibilidade de casos, é preciso fazer um trabalho diário, por isso toda oportunidade de mostrar à população a importância de realizar os 10 minutos contra a dengue, é sempre necessário.

“O resultado das ações, tanto da hanseníase como da dengue, foi muito positivo. Nossas equipes não esperam as pessoas ir até a tenda em busca de informação. Fizemos um trabalho de abordagem mostrando a importância de ter a informação, para então a população saber o que fazer ao deparar com algum sintoma da hanseníase ou com algum possível criadouro do mosquito da dengue,” comemora Basílio.

Para que o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil, seja mais eficiente, é preciso que todas as pessoas abordadas, repliquem o que receberam de conhecimento para seus vizinhos de ruas e até mesmo de bairro, o que vai impactar no resultado do número de registros tanto da hanseníase, quanto da dengue.

Galeria

[widgetkit id=187]