Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Saúde de Nova Iguaçu quer triplicar o número de mamografias

 

Publicado em: 13/02/2014 14:16 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Fevereiro

Nova Iguaçu tem capacidade para realizar mais de três mil mamografias pelo SUS por mês, no entanto, a procura ainda é baixa e o município registra média mensal de apenas 1.200 solicitações para a o exame. Esta realidade também é comum em outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, que apresenta a maior mortalidade do país por câncer de mama. São 15,7 óbitos a cada 100 mil habitantes, segundo a Sociedade Brasileira de Mamografia (SBM). 

Recentemente o Ministério da Saúde publicou uma portaria informando que só repassará aos municípios valor correspondente à mamografia para um dos seios para a faixa etária abaixo de 50 anos. Apesar disso, Nova Iguaçu continuará oferecendo a mamografia bilateral, na qual os dois seios são examinados, para mulheres acima de 40 anos.  

Especialistas asseguram que o autoexame e a mamografia são importantes para a redução destes números porque o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. O problema é que em muitos casos, a doença é descoberta em estágio avançado dificultando o tratamento.   Para fazer o pedido de mamografia em Nova Iguaçu, basta se dirigir até o posto de saúde mais próximo de segunda a sexta-feira. Os exames são realizados em clínicas conveniadas e os resultados são disponibilizados em até uma semana. 

A dona de casa Odacir da Silva Lima, 77 anos, começou a sentir um incômodo em uma das mamas e procurou os médicos há cerca de oito anos.  Com a mamografia, ela teve o diagnóstico de câncer de mama comprovado e passou por uma cirurgia bem sucedida no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Posse). “Eu não tive medo do câncer, tinha certeza de que poderia ficar curada, mas não é uma doença simples. A melhor maneira é manter os exames em dia, sempre converso sobre isso com as minhas filhas e elas seguem à risca. A mamografia e o preventivo delas estão sempre em dia”, conta. 

“A Saúde da mulher é uma das prioridades do prefeito Nelson Bornier. Nos últimos anos, Nova Iguaçu estava sem poder realizar um exame sequer de mamografia pelo SUS, devido ao atraso no pagamento das clínicas conveniadas. A atual gestão mudou essa realidade e hoje qualquer paciente, especialmente as mulheres acima de 40 anos e aquelas que possuem histórico de câncer ma família, têm seu direito garantido e podem fazer a mamografia, sem fila de espera. Esse exame não previne o câncer, mas é a melhor forma de detectá-lo precocemente e iniciar o tratamento aumentando as chances de cura.”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu / Fotos: Everton Barsan

Galeria

[widgetkit id=186]