Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Itaguaí implanta novo sistema de regulação nas unidades de saúde

 

Publicado em: 28/01/2014 13:19 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Janeiro

O número de pessoas de cidades próximas, e outras nem tão próximas, que buscam atendimento médico hospitalar em Itaguaí, aumenta ano após ano. Em 2013, foram realizadas 148 cirurgias para atender a essa demanda. Desse quantitativo, 92 foram de obstetrícia e ginecologia, 38 ortopédicas e 18 de cirurgias em geral. Os exames laboratoriais também contabilizam crescimento. Ao todo foram 314, principalmente em especialidades de alta complexidade. O mesmo ocorre com as consultas, mas nem sempre é possível mensurar o quantitativo.

Com o atendimento realizado a pessoas de outros municípios, o cidadão itaguaiense acabava sendo o mais impactado, e muitas vezes não conseguia garantir o atendimento necessário, principalmente os cirúrgicos e de exames complexos.  Para reverter esse quadro e fazer com que a população de Itaguaí se beneficie na totalidade dos exames, consultas médicas e cirurgias, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil, adotou como medida a exigência de um comprovante de residência.

“Nosso objetivo não é deixar de atender a quem precisa dos serviços da Saúde, em Itaguaí. Apenas estamos buscando uma forma de priorizar o munícipe, garantindo a ele um atendimento com mais qualidade e eficácia, em toda nossa rede. Para as pessoas das cidades vizinhas que antes iam direto às nossas unidades, com a organização da nossa rede de saúde, vamos atender, porém de forma ordenada, por meio de ações entre as Secretarias de Saúde de Itaguaí e dos outros municípios,” explica Andréa Lima, secretária da pasta.

A exigência do comprovante de residência, também vai ajudar a levantar a real demanda que o município tem, conforme determina a portaria 1.559, de 1 de agosto de 2008, que estabelece a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), onde cabe à Secretaria Municipal de Saúde, conforme pactuação estabelecida no Termo de Compromisso de Gestão do Pacto pela Saúde, garantir a adequada prestação de serviços à população e, ao mesmo tempo, possibilitar que as ações de Programação Pactuada e Integrada (PPI), sejam cumpridas conforme programação, o que vai permitir um atendimento mais eficaz para o cidadão de Itaguaí.

A secretária destaca ainda que para as situações de emergência, atendidas no Hospital Municipal São Francisco Xavier e na UPA, é assegurado todo o atendimento, independente de ter que comprovar residência.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Saúde de Itaguaí

Galeria

[widgetkit id=179]