Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Inaugurada a UPA 24h em Mesquita

 

Publicado em: 09/03/2013 17:58 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Agosto
 
Foi inaugurada no dia 10 de julho a primeira Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h de Mesquita, na Avenida Presidente Costa e Silva (antiga Getúlio de Moura), em Edson Passos. Com mais essa conquista para a Cidade, a população terá à sua disposição atendimento emergencial de baixa e média complexidade 24 horas por dia, durante toda a semana.
 
A cerimônia oficial de inauguração foi realizada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que destacou a importância de uma UPA no atendimento de uma região. Presente também na solenidade, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes; o prefeito de Mesquita, Artur Messias da Silveira, o secretário municipal de Saúde, Alexandre Olivares, diversos secretários e coordenadores municipais, e a população em geral. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, que receberam com muita alegria mais uma unidade de saúde, fruto do empenho da Administração Municipal que em uma parceria com o Governo Estadual, cedeu, no começo de 2010, o terreno com três mil metros quadrados para a sua construção.

A UPA 24h, além de reduzir e desafogar a lotação nos Postos de Saúde e Unidades de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, também beneficiará os municípios vizinhos. A unidade conta com até 20 leitos, e capacidade para atender até 450 pacientes por dia. Oferecerá serviços de pediatria, odontologia e urgências clínicas, além de exames laboratoriais e salas de Raios-x, sutura, gesso, medicação e nebulização. Terá também uma unidade de cuidados intensivos e semi-intensivos, com leitos adultos e infantis; sala de observação individual para que pacientes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados.

Na Unidade, os pacientes serão avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação por até 24 horas ou, se necessário, serem removidos para um hospital de referência. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do SAMU – 192, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.