Janeiro
Cerca de 40 profissionais da Superintendência de Saúde Mental participaram no dia 22 de uma capacitação cujo objetivo é aprimorar o atendimento a usuários de álcool e drogas, especialmente o crack. O encontro inaugurou uma série de reuniões em que os profissionais terão a oportunidade de trocar experiências e discutir os principais conceitos e problemas que envolvem o tema. A ocasião também marcou a chegada de novos profissionais que vão reforçar as equipes que fazem parte do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD) e do Consultório na Rua, que percorre a cidade fazendo o atendimento a pessoas que vivem nas ruas.
O curso, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e a Secretaria Municipal de Saúde, está sendo ministrado pelo psicólogo Luiz Inem, representante da Secretaria Municipal de Saúde no Comitê Municipal do programa “Crack, é possível vencer”, do governo federal. Para Luiz Inem, um dos principais desafios atualmente é a desconstrução do preconceito que ainda é muito forte. “É importante que a sociedade entenda que o dependente químico é um caso de saúde pública e não de polícia. Os profissionais de saúde têm uma importante participação na desconstrução da forma como o usuário de álcool e outras drogas é percebido”, explica.
Para o secretário de Saúde do município, Luiz Antônio Teixeira Júnior, a informação é fundamental no combate às drogas. “O prefeito Nelson Bornier entende a importância do combate às drogas, por isso, estamos investindo nessa área. A Prefeitura de Nova Iguaçu conta com um importante equipamento de saúde, que está em pleno funcionamento para o tratamento e acompanhamento dos usuários, o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD). Ainda no primeiro semestre de 2014, esse Caps passará a atender 24h, inclusive pacientes em crise. Além disso, em fevereiro vamos inaugurar um Caps I, que cuida especificamente de crianças, incluindo o atendimento a menores usuários de drogas. Também temos o consultório móvel, que atende moradores de rua de todo município”, afirma.
O Caps AD atende cerca de 700 usuários de álcool e outras drogas, que têm consultas com médicos, psicoterapeutas, psicólogos e participam de grupos de apoio e oficinas. O Caps AD funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Rua Bernardino de Mello, n º 2.845, Centro, Nova Iguaçu.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI