Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Nasce primeiro bebê na Nova Maternidade Mariana Bulhões

 

Publicado em: 09/12/2013 19:05 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Dezembro

Inaugurada no dia 1º de dezembro com a presença do governador Sérgio Cabral, do ministro da Saúde Alexandre Padilha, do secretário estadual de Saúde, Dr. Sérgio Côrtes e do prefeito Nelson Bornier, a Nova Maternidade Mariana Bulhões, no bairro da Posse, em Nova Iguaçu, entrou em funcionamento às 7h da segunda-feira (09/12). A unidade municipal, que logo após a inauguração passou por período de desinfecção e limpeza, recebeu 22 mães transferidas do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse). Uma delas, Daniela da Silva Garcia, 19 anos, deu à luz a um menino. Kennedy Gabriel foi o primeiro bebê a nascer nas novas instalações da maternidade, às 9h58, medindo 52 cm e pesando 4, 030 quilos.

Kennedy é o primeiro filho do casal Daniela e Keny Roger Pereira Becalle, 24 anos, moradores de Comendador Soares, em Nova Iguaçu.  Para a mãe, a chegada do menino foi um momento pra lá de especial. “Estou muito feliz e emocionada em ver o rostinho dele pela primeira vez”, contou. A cesariana foi realizada pelo vice-diretor da maternidade, Dr. Emerson Trindade, que estava emocionado ao final do procedimento. “Estamos sonhando com esta maternidade há um ano. O prefeito Nelson Bornier e o secretário Luiz Antônio Teixeira Júnior acreditaram e transformaram esse sonho em realidade, por isso, fico muito feliz em ver que podemos ajudar as mães a terem seus bebês com mais qualidade, num ambiente seguro”, disse.

A Nova Maternidade Mariana Bulhões funcionará 24 horas por dia em regime de livre demanda, ou seja, as gestantes que precisarem de atendimento de emergência ou estiverem em trabalho de parto devem procurar a nova unidade, que realizará partos de baixo, médio e alto risco a qualquer hora do dia ou da noite sem precisar de agendamentos. O serviço de pré-natal continuará sendo realizado nos postos de saúde da rede municipal. O atendimento de Obstetrícia do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Posse) foi desativado, as gestantes que estavam internadas e os bebês, que estavam nas UTIs, foram transferidos para a nova unidade. Os 394 funcionários que trabalhavam na maternidade do Hospital da Posse já estão trabalhando na Mariana Bulhões. 

Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior, a reabertura da maternidade vai ajudar a reduzir ainda mais os índices de mortalidade materna no município. “Conseguimos avançar muito em um ano. Reduzimos a mortalidade materna em 70% e felizmente conseguimos devolver essa maternidade às famílias iguaçuanas. Com essa estrutura vamos garantir mais dignidade às mães e aos bebês. O próximo desafio é zerar o índice de mortalidade materna no município”, afirmou.

Fechada há dois anos por conta da precariedade das instalações, a Maternidade Mariana Bulhões voltou a funcionar em espaço total remodelado e com ampliação dos serviços. Serão 40 leitos de enfermaria, sendo 4 de UTI materna, 20 leitos de UTI neonatal e quatro de emergência. A unidade contará ainda com o serviço de classificação de riscos, em que as pacientes serão atendidas de acordo com a gravidade dos casos. Outra novidade são dois quartos PPPs, em que as grávidas poderão ser acompanhadas por uma pessoa da família durante desde o pré ao pós-parto. A nova estrutura permitirá a realização de 350 partos mensais, 30% a mais do que era oferecido na maternidade do Hospital da Posse.

A Nova Maternidade Mariana Bulhões fica na Avenida Governador Roberto Silveira, 2012, bairro da Posse, Nova Iguaçu. 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI

Galeria

[widgetkit id=173]

Imagens