Dezembro
A Prefeitura de Mesquita, por meio de sua secretaria de Saúde (SEMUS), colocou em ação nesta terça, dia 3 de dezembro, seu Centro de Estudos. O projeto contará com encontros mensais com especialistas conceituados para debater temas na área de saúde pública e, assim, disseminar o conhecimento entre os funcionários do município e de toda a Baixada. O primeiro encontro aconteceu na Câmara Municipal de Mesquita, localizada na Rua Arthur de Oliveira Vecchi 260, no Centro da cidade, às 10h.
Nesta primeira edição do Centro de Estudos da SEMUS, o tema foi "Epidemiologia do Câncer - Tratamento e Abordagem da Fisioterapia nas Principais Complicações" e o convidado especial foi o pesquisador do INCA (Instituto Nacional do Câncer) Ernani Costa Mendes. Além dele, falaram também ao público presente a coordenadora de Fisioterapia da SEMUS, Cláudia Travassos, e o coordenador do Centro de Estudos da SEMUS, Rafael Eugênio. "Fiquei muito feliz com essa iniciativa e ainda mais ao saber que se destina aos profissionais da Baixada inteira. Um bom profissional precisa ter uma visão ampla e holística da saúde", avaliou Cláudia. O encontro contou ainda com a participação da secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), Rosangela Bello.
A cada mês, um tema distinto será abordado a partir destes convidados. Eles atuarão como palestrantes e todos os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde serão convidados - não só os atuantes em Mesquita, mas todos profissionais da região de saúde que envolve toda Baixada Fluminense. Na próxima edição, prevista para janeiro, o assunto debatido será da área farmacêutica.
Fonte: Prefeitura Municipal de Mesquita