Dezembro
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou no último domingo (01), as instalações da nova Central de Regulação do Samu Baixada. Por volta das 8h:40, ao chegar para conhecer a nova maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu, aproveitou para ver de perto o trabalho da equipe que atua na central do serviço de atendimento móvel de urgência.
Acompanhado pelo prefeito de Nova Iguaçu e presidente do Cisbaf, Nelson Bornier, pela secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, e pelo secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Junior, o ministro foi recebido pelos profissionais que atuam na central e fez questão de cumprimentá-los. Posteriormente, foi ver de perto o novo sistema operacional implantado no Samu. Rosangela Bello aproveitou para apresentar detalhes da ferramenta que gerencia o serviço em toda a Baixada. Padilha ficou impressionado com a tecnologia disponibilizada e elogiou o empenho de todos para oferecer um serviço digno e de qualidade para a população.
Samu há nove anos na Baixada
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi implantado na Baixada Fluminense graças ao empenho do Cisbaf, em outubro de 2004. O consórcio é responsável pelo gerenciamento da Central de Regulação do serviço, onde atuam os profissionais que recebem as ligações 192. Nos municípios estão instaladas as bases descentralizadas onde ficam abrigadas as ambulâncias. O Samu é custeado com recurso federal e realiza mensalmente de 35 mil a 40 mil atendimentos.