Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Cisbaf e Prefeitura de Japeri firmam gestão associada na saúde

 

Publicado em: 01/11/2013 19:54 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Novembro

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense e a Prefeitura de Japeri firmaram contrato de gestão associada na saúde. A parceria inovadora na região foi assinada pelo prefeito Ivaldo Barbosa (Timor) e a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, na última quinta-feira (31), na sede da prefeitura. Na sexta-feira (01), uma equipe técnica do consórcio iniciou os trabalhos visitando a Policlínica Itália Franco e a base municipal do Samu. O objetivo é estruturar toda a rede de saúde no município oferendo mais qualidade no atendimento à população.

A parceria inédita na Baixada foi firmada a partir de uma solicitação do prefeito Timor que, em diversas reuniões, sinalizou algumas dificuldades encontradas para gerenciar a área da saúde, principalmente, os recursos humanos. Ele aposta na competência técnica da equipe do Cisbaf para ajudá-lo a solucionar os principais desafios do setor. “Sempre apoiei o trabalho do consórcio e a Baixada não é mais a mesma depois da sua criação. Acredito que com este instrumento de gestão a população de Japeri irá encontrar nas unidades de saúde do nosso município a dignidade e a assistência que precisam e merecem”, destaca o prefeito.

 

Informatização e gratificações fazem parte do projeto

Segundo a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, o projeto de gestão associada prevê inicialmente uma total reestruturação do atendimento na Policlínica Itália Franco, que inclui informatização, capacitação dos profissionais e implemento de gratificações por metas de desempenho. A unidade também passará por obras nas instalações. A meta é, posteriormente, expandir o trabalho às demais unidades de saúde do município.

Durante reunião realizada na policlínica com funcionários administrativos e coordenadores dos principais setores, Bello destacou que a troca de informações e o empenho de toda a equipe serão fundamentais para o sucesso do projeto. “As soluções serão discutidas entre os funcionários e nossa equipe técnica. Daí, a participação e a motivação de todos farão a diferença nas ações que serão planejadas e implementadas, e resultarão em melhor assistência à saúde da população.”

Dentre as ações a serem instituídas estão: a informatização de todos os dados da unidade e a implantação do prontuário eletrônico; a implantação de um fluxo de atendimento considerando a classificação de risco; integração das equipes que atuam na atenção básica; realização de pregões eletrônicos para a aquisição de insumos, medicamentos e materiais, trazendo maior economia ao município; qualificação e aumento da produtividade da policlínica, dentre outras.  

Nos próximos dois meses, a equipe técnica do Cisbaf fará um diagnóstico da unidade, identificando suas principais necessidades e ajustes. Paralelamente algumas ações de curto prazo já serão implantadas, enquanto um plano de ação mais complexo será elaborado para ser executado em 2014. 

Galeria

[widgetkit id=154]