Outubro
A secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, Rosangela Bello, se reuniu na manhã desta segunda-feira (14), com os prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea, além de representantes da Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de apresentar a expertise adquirida ao longo de 13 anos de atividade na Baixada Fluminense. O Cisbali abrangerá nove municípios: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.
A principal pauta da reunião foi discutir a gestão do Hospital Estadual de Casimiro de Abreu, que está em processo de municipalização e deverá ser gerenciado pelo consórcio, e a regionalização do Hospital Geral de Arraial do Cabo. Rosangela Bello falou da experiência na Baixada Fluminense, dos acordos regionais firmados e avanços conquistados.
– O consórcio de saúde é um importante instrumento para os prefeitos e gestores. Além de desenvolver projetos para captação de recursos, temos avançado nas discussões regionais que tratam da ampliação das clínicas da família, bem como nas questões que envolvem dificuldades comuns, como a contratação de leitos e de serviços especializados e a implantação de um piso regional para os médicos. O consórcio também tem realizado diversos pregões para contratação de serviços, equipamentos, material hospitalar e até insumos para unidades de saúde. As prefeituras que aderem ao pregão se beneficiam de valores reduzidos negociados em função do volume – explica Bello.
Em 2009, o Cisbaf prestou apoio técnico para a implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea. Na ocasião, Rosangela Bello apresentou a estrutura física e jurídica do Cisbaf, que havia se transformado naquele ano em consórcio público com personalidade jurídica de direito público.