Representantes do Grupo de Trabalho da Rede de Urgência e Emergência da Baixada Fluminense se reuniram nesta quarta-feira (21.01), na sede do Cisbaf, para ajustar a grade de referência da região Metropolitana I, um mecanismo essencial para o direcionamento de pacientes às unidades de saúde de acordo com a gravidade e o tipo de agravo.
Na ocasião, foi apresentada a proposta de implementação do protocolo de atendimento de ocorrências de AVC (Acidente Vascular Cerebral), que visa a recuperação do paciente se o caso for diagnosticado e tratado corretamente em tempo hábil. A necessidade se dá em vista do alto número de 3.555 internações, no período de janeiro a novembro de 2025, nos 12 municípios da Baixada Fluminense.
O encontro foi conduzido pelo Coordenador de Urgência e Emergência da SES/RJ, Dr. Eduardo Lenini, e pela Secretária Executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, com participação da Dra. Márcia Ribeiro, Diretora Técnica do Cisbaf; da Dra. Simone Maçana, Coordenadora Geral da CRUR da Baixada Fluminense; da Patrícia Vanda, secretaria executiva da CIR (Comissão Intergestores Regional) e dos demais membros presentes do grupo de trabalho.