Outubro
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro realizaram na manhã desta terça-feira (08) a aula inaugural do telessaúde, no PAM de São João de Meriti. Coordenadores de Atenção Básica e profissionais das equipes de Saúde da Família de 11 municípios da região lotaram o auditório. O objetivo do encontro foi sensibilizar os profissionais sobre a utilização das teleconsultorias, assim como realizar o treinamento do uso da plataforma. O evento contou com a presença dos teleconsultores do Núcleo de Telessaúde da Baixada Fluminense. A partir de hoje a plataforma já poderá ser acessada pelos profissionais de saúde, dando início às teleconsultorias.
O secretário de Saúde de São João de Meriti, Oscar Berro, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do telessaúde no trabalho das equipes que integram a Estratégia Saúde da Família (médicos, enfermeiros, agentes comunitários e técnicos de enfermagem). “Essa parceria com a Uerj está possibilitando oferecer um serviço de enorme utilidade aos profissionais e que trará grandes benefícios à população. Esse é mais um avanço da região para qualificar a assistência à saúde da população”, ressalta.
O subsecretário de Planejamento e Gestão de São João de Meriti e representante do Cisbaf no CIES, Carlos Alberto P. de Oliveira, falou das vantagens do telessaúde e dos recursos que oferece aos profissionais, como uma seção de Teleeducação, onde serão disponibilizados cursos gratuitos para permanente capacitação das equipes que atuam na atenção básica, bem como a troca de experiências entre os profissionais e a equipe técnica da Uerj. Segundo Carlos Alberto, o telessaúde vem fortalecer a atenção básica para que seja cada vez mais resolutiva.
Durante a apresentação, o coordenador técnico do Telessaúde-Uerj, Edson Paulo Diniz, mostrou detalhes da ferramenta colaborativa. O principal papel do telessaúde é oferecer, por exemplo, o serviço de teleconsultoria em casos de dúvidas ou quando houver a necessidade de uma segunda opinião técnica. Através da plataforma, os profissionais poderão registrar as questões e, posteriormente, receber o retorno com a informação técnica solicitada.
A teleconsultoria poderá funcionar de duas formas: síncrona (em tempo real) e assíncrona (a dúvida é cadastrada na ferramenta e em até 48 horas a resposta é enviada). De acordo com Edson Diniz, em casos mais complexos, será possível agendar uma teleconferência, o que permitirá maior interação entre o teleconsultor e o médico solicitante, bem como maior riqueza de recursos como áudio, vídeo e exibição de arquivos.
Outro grande benefício da plataforma do telessaúde é o registro de todas as informações trocadas entre os profissionais, incluindo as questões apresentadas por outros núcleos que estejam vinculados à plataforma. “Todos os profissionais cadastrados no sistema terão acesso a todos os dados trocados, ampliando sua capacidade de decisão no atendimento nas unidades de saúde”, explica Diniz.