Sediamos nesta terça-feira (10.09) a reunião do Grupo de Trabalho da “Rede Cegonha” da Região Metropolitana I, que está elaborando o Plano Regional que inclui o diagnóstico e um conjunto de ações voltados para o atendimento à mulheres durante a gravidez, parto, pós-parto, aos recém-nascidos e crianças até dois anos de idade, ofertado pelo Sistema Único de Saúde.
O encontro de hoje teve como principal ponto de pauta os estudos realizados no último boletim publicado pelo Observatório do Cisbaf, que tem como tema a “ANÁLISE DAS DEMANDAS DE SAÚDE E ATENÇÃO ESPECIALIZADA À SAÚDE DA MULHER NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS”, e traz um estudo aprofundado com foco em aspectos relacionados à saúde da mulher, bem como a identificação das linhas de cuidado prioritárias definidas pelo Ministério da Saúde, e um diagnóstico da demanda de saúde para este público na região, desenvolvido a partir da análise de dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde.
Durante a reunião, cada participante recebeu das mãos da Secretária Executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, um exemplar do Boletim, que contribuiu para o desenvolvimento uma importante discussão sobre a relevância da análise de dados, o que é fundamental para gerar informações que contribuam com a tomada de decisões dos gestores.
Estiveram presentes as representantes da SES/RJ, Gleice Moura (Apoio Inst. Maternidades), Roberta Lannes (Assessoria Técnica) e Márcia Bitencourt, Mônica da Silva; as representantes do município de Itaguaí, Kelly Alessandra (Coord. Geral de Programas) e Viviane Gomes (Coord. PAISMCA); Japeri, Judith Valentin (PAISMCA); Magé, Carolina Biancardini (Coord. PAISMCA); Mesquita Juliana Nascimento (Tec. Enf. Na Sec. de Saúde) e Tatiane Santos (Coord. Atenção Básica); Nilópolis, Alicia da Silva (Ass. de Planejamento); Seropédica, Kely Alessandra (Resp. pelo PAISMCA); e ainda pelo Cisbaf, Dra. Márcia Ribeiro (Diretora Técnica).