Como parte das ações voltadas para o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre a violência contra a mulher, o Cisbaf promoveu nesta quarta-feira, 28 de agosto, uma esclarecedora palestra para debater o tema do assédio no ambiente de trabalho. A palestra foi conduzida pela Dra. Raquel Stasiaki, Mestre em Direito, Professora e Especialista em Administração Pública, e contou com a participação dos gestores e de colaboradores da sede do Cisbaf; de representantes da Central de Regulação de Urgências Regional; e de membros das unidades associadas do Consórcio, incluindo a Base Descentralizada de Nilópolis e Queimados do SAMU Baixada Fluminense e a UPA Jardim Írís.
A Secretária Executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, deu as boas-vindas a todos, destacando a importância do tema abordado na campanha Agosto Lilás e ressaltando o compromisso do Cisbaf em implementar ações que combatam todo tipo de assédio. “Estamos dando o pontapé inicial nessa discussão fundamental para promover um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos,” afirmou Dra. Rosangela.
Em sua palestra, Dra. Raquel Stasiaki destacou o avanço das leis que buscam proteger e garantir os direitos das mulheres. “Não devemos ver a mulher como uma vítima, mas como alguém que reafirma seus direitos. A conscientização é fundamental para combater o assédio e a violência”, ressaltou Dra. Raquel. A palestrante ainda abordou temas como a Lei Maria da Penha, diferença entre assédio moral e sexual, a evolução das leis brasileiras para proteger as mulheres no ambiente de trabalho e enfatizou a necessidade de criar canais seguros para denúncias de assédio e discriminação.
O evento marcou o início de um conjunto de ações que o Cisbaf implementará, incluindo a criação de uma “Comissão de Prevenção de Acidente de Trabalho e de Assédio”, reforçando nosso compromisso com a segurança e bem-estar de todos os colaboradores.