O Grupo de Trabalho (GT) de Planejamento da Comissão Intergestores Bipartite para a implantação do PMAE, que é composto por técnicos em saúde da Região Metropolitana I (Baixada Fluminense e Capital do Estado), além de representantes do COSEMS, se reuniu nesta terça-feira (13.08), sob a condução da Secretaria Estadual de Saúde. O encontro teve como foco o debate sobre o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), também conhecido como Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada.
O PMAE é uma importante estratégia dentro da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES), com o objetivo de ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada. Por meio do programa, busca-se tornar o acesso dos pacientes a consultas e exames especializados mais ágil e menos burocrático, facilitando o encaminhamento feito pelas equipes de Atenção Primária.
Durante a reunião, a Secretária Executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, destacou a relevância dos Boletins do Observatório do Cisbaf. Em particular, ela mencionou a última edição, que traz uma análise aprofundada das demandas de saúde e da atenção especializada voltadas à saúde da mulher, reforçando a importância da análise detalhada dos indicadores em saúde, para alinhar as políticas públicas às necessidades da população.