Realizamos nos dias 06, 07 e 08 deste mês um importante treinamento com equipes de Técnico Auxiliar de Regulação Médica e de Operadores de Frota da Central de Regulação de Urgências Regional da Baixada, com o tema: “Cenários de abertura de Chamados - identificando sinais de gravidade”.
O treinamento foi elaborado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Cisbaf em parceria com a Central de Regulação de Urgências Regional da Baixada Fluminense (CRUR), sendo Conduzido pelo Coord. de Enfermagem da CRUR, Enf. João Paulo, com o apoio da Coord. Operacional, Jocelma Damião, e sob a supervisão da Coord. Geral da Central, Dra. Simone Maçana, com o objetivo de contribuir para que estes profissionais que atuam na linha de frente do SAMU 192, através do atendimento telefônico, possam identificar com mais clareza os sinais de gravidade dos casos, tendo em vista que estes são tipos de chamados que precisam ser passados o mais breve possível para o médico regulador, já que precisam de uma ação imediata para a estabilização da vítima.
De acordo com a Portaria 2048/2002, que aprova o Regulamento Técnico dos Sistema de Urgência e Emergência, TARM e Operadores de Frota fazem parte da equipe de profissionais não oriundos da Saúde, considerando isto, o Cisbaf implementou esse método de ensino através da vivencia de cenários possíveis de aberturas dos chamados, em especial aqueles com alto grau de gravidade. Com isto, buscamos melhorar o tempo resposta para aquelas situações onde segundos fazem a diferença, para que assim, o Médico Regulador possa intervir rapidamente, quando necessário.