Setembro
A comemoração dos cinco anos do Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias, foi marcada na última semana, com dois presentes, ambos dado pelo prefeito Alexandre Cardoso, junto com o secretário municipal de Saúde, Camilo Junqueira. O primeiro foi à inauguração do auditório Antônio Cláudio Dalto Lemos, resultado de uma parceria com a Unigranrio, que servirá para a capacitação de médicos, enfermeiros, técnicos e funcionários. O segundo foi o anúncio para outubro, da presença de membros da Comissão Nacional de Residência Médica, que vêm ao município discutir a implantação da residência médica naquela unidade de saúde que passará a ser um hospital universitário.
A solenidade contou com a presença da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, do vice- prefeito Laury Villar, dos secretários municipais Sidney Guerra (Administração), Marluce Gomes (Educação), Gilberto Silva (Esporte e Lazer), do diretor do hospital Moacyr do Carmo, Leonardo de Jesus, o presidente da Faetec, Celso Pansera e vereadores. Também participou do evento o reitor da Unigranrio, Arody Herdy.
O prefeito Alexandre Cardoso destacou que o papel do município é atender a saúde básica, assim como cuidar da educação básica. Mesmo assim, a prefeitura vem investindo em todos os setores. “Estive reunido com a presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira (12/9), onde pude falar sobre a situação econômica dos municípios, e que é preciso fortalecê-los. Somos um município rico, mas por falta de planejamento enfrentamos sérios problemas. Por isso, trabalhamos com tudo planejado. Um exemplo disso foi o trabalho feito por técnicos da Unigranrio com os moradores da Mangueirinha, após ter sido ocupada pela Polícia Militar. No levantamento foi constatado que a maioria dos moradores desconhecia os serviços oferecidos pela Prefeitura. A partir deste trabalho, vamos levar para aquela região o que eles realmente necessitam”, explicou.
“Temos investido em parcerias e cito como exemplo a que desenvolvemos com a Unigranrio, que contribuiu na recuperação deste auditório que servirá para o treinamento de nossos profissionais. Em outubro membros da Comissão Nacional de Residência Médica virão a Duque de Caxias para discutir a implantação da residência médica no Hospital Moacyr do Carmo a residência médica. Este é o primeiro passo para transformarmos a unidade em hospital universitário. Assim formaremos uma mão de obra ainda mais qualificada”, disse Alexandre Cardoso.
Na avaliação do secretário Camilo Junqueira, a prefeitura tem mudado a realidade da saúde no município. “Com este novo espaço teremos profissionais de saúde mais capacitados e que poderão atender ainda melhor os pacientes que procuram atendimento neste hospital que é uma referência não só em Duque de Caxias como em outros municípios da Baixada Fluminense”, explicou.
Resultados
O diretor do Hospital Municipal Moacyr do Carmo, Leonardo de Deus, fez um balanço dos primeiros seis meses mostrando as mudanças que a unidade passou neste período. “As transformações foram muitas neste período, como a taxa de ocupação hospitalar. Quando assumimos a oferta era de 15 leitos/dia. Reabrimos espaços que estavam fechados e, atualmente, são 200 leito/dia, contando ainda com mais 60 leitos/dia extra. O atendimento ambulatorial também apresentou um crescimento, assim como número de cirurgias. Em janeiro foram 212, enquanto em junho chegou a 490”, revela.
O HMMRC conta com mais um centro de terapia intensiva (CTIII), uma unidade cardio intensiva, ampliação do atendimento em psiquiatria, melhoria do serviço de rouparia entre outros benefícios que a unidade vem recebendo da atual administração da prefeitura de Duque de Caxias.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMDC / Fotos: Rafael Barreto
[widgetkit id=136]