Participamos nesta quarta-feira (19.06) da Conferência sobre Consórcios Intermunicipais de Saúde no Brasil, com o tema “Avanços e desafios para a Regionalização no SUS”, na sede da FIOCRUZ.
O evento, que aconteceu de forma híbrida, com a participação de gestores públicos e representantes de consórcios de diversas regiões do país, foi organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) Sergio Arouca, da Fiocruz, e contou com as palestras do professor José Ângelo Machado, do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); a professora e pesquisadora Patty Fidelis de Almeida, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF); e a pesquisadora e participante do Programa Inova Fiocruz Pós-Doutorado Júnior (PDJ) Silvia Karla Azevedo Vieira Andrade, da ENSP/Fiocruz.
Os palestrantes apresentaram importantes dados sobre o desenvolvimento dos consórcios públicos no Brasil, e discorreram sobre os avanços e desafios para a regionalização no SUS, com base em alguns estudos de caso. Ao longo do encontro, também houve uma importante interação entre os participantes.
Dra. Roangela Bello, Secretária Executiva do Cisbaf esteve representando nosso Consórcio, juntamente com a Dra. Márcia Ribeiro, e falou sobre o potencial da gestão via consórcio público. “Esta possibilidade de apoio administrativo para a gestão é muito importante. Muitas vezes o problema não é financeiro, o problema é de gestão. E, quando você consegue elencar as necessidades que são de todos e consegue operacionalizar as possibilidades de aquisição de um insumo ou de um bem, o consórcio é um instrumento vigorosíssimo”. Afirmou a Secretária Executiva.