Gestores de consórcios públicos de saúde do estado do Rio de Janeiro estiveram hoje (11.06) reunidos da sede da Secretaria Estadual de Saúde para o 2º Encontro de Consórcios, com foco na avaliação da implantação do SAMU nas regiões do estado.
O evento, que é um desdobramento do 1º encontro, ocorrido em dezembro do ano passado, foi organizado pela SES-RJ e contou com a participação da Secretária Estadual de Saúde, Dra. Cláudia Mello; a Secretária Municipal de Saúde de Niterói, representando o COSEMS RJ, Ana Maria Schneider; a participação do CISBAF, que esteve representado pela Sec. Executiva Dra. Rosangela Bello, também é presidente do GT para fomento de Consórcios da SES, tendo estes composto a mesa de abertura do evento; e a participação do Assessor Técnico da SES/RJ, Dr. Eduardo Lenine e de representantes dos consórcios CISBALI, CIDENNF, CONSPNOR E CIS-SERRA, além; e de representantes da urgência e emergência de diversas regiões.
Cada consórcio presente pôde abordar como anda o processo de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em suas respectivas regiões, apontando os principais desafios encontrados e as perspectivas para os próximos meses. Outro importante momento da reunião foi o debate ocorrido entre os presentes para o esclarecimento de dúvidas, junto aos representantes da SES, o que certamente contribuirá para a entrega do serviço do SAMU 192.
Ao final, Dra. Rosangela Bello, que esteve acompanhada do Dir. Adm/Financeiro, Eduardo Ribeiro; da Dir. Téc. Dra. Márcia Ribeiro e da Coord. Geral da Central de Regulação da Baixada, Dra. Simone Maçana, ainda apresentou um panorama do trabalho realizado pelo Núcleo de Educação Permanente do Cisbaf, que foi fator determinante para o credenciamento das bases descentralizadas do SAMU na Baixada Fluminense junto ao Ministério da Saúde, e já conta com mais de 1000 alunos capacitados somente em seu último curso.