Com o intuito de contribuir com a informatização dos sistemas de gestão em saúde dos municípios da Baixada Fluminense, o Cisbaf realizou nessa quarta-feira (29.05) a 2ª Reunião do Conselho Técnico do ano de 2024. Os principais pontos de pauta foram a discussão sobre o Programa SUS Digital, que contou com a participação da Assessora de Inovação da SES/RJ, Emanuella Fontes, e da Sec. Exec. da CIR Metro I, Patrícia Vanda, que também acompanharam a apresentação de municípios da Baixada Fluminense que estão implantando sistemas de informatização próprios nos serviços em saúde.
A reunião contou com a apresentação de projetos dos municípios de Mesquita e Itaguaí.
No caso de Mesquita, a apresentação foi feita pelo Presidente do Cisbaf e prefeito do município, Jorge Miranda, que esteve acompanhado do Secretário de Saúde, Dr. Emerson Trindade, e dos gestores de planejamento Caio Chagas e Wilkson Ribeiro. O prefeito apontou o sistema digital utilizado pela prefeitura, que integra os serviços ofertados à população, dentre eles, os serviços de saúde, em que é possível acompanhar todo o histórico do paciente, a pesquisa de satisfação que é feita com os usuários nas unidades de saúde, bem como o ranking das unidades de saúde melhores avaliadas, além de outros importantes serviços.
Em relação ao município de Itaguaí, o projeto foi apresentado pelo Gestor de TI, Caio de Oliveira, que falou sobre o desenvolvimento de tecnologias como a informatização de todos os dados dos pacientes que são levantados pelos Agentes Comunitários de Saúde, que inclui campo para tipo de especialidade médica que o paciente necessita, procedimento feito dentro do atendimento, pedidos de exames, encaminhamentos e outros.
Ao final da reunião, a Secretária Executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, deu o importante informe sobre a chegada dos recursos de R$2 milhões em emendas parlamentares para a realização de cirurgias eletivas na Baixada Fluminense, prevista para os próximos meses.
O encontro também contou com a participação dos rep. de D. de Caxias (Walter Silva-Sub. de Plan./ Ângela Roque–Téc. Sec. de Saúde); Itaguaí (Janaína Monteiro–Plan. / Sueli Chaves–Téc. SMS); Japeri (Letícia Motta–Cood. De Reg); N. Iguaçu (Edvaldo Soares–Sub.); Queimados (Betânia Pessoa-Sec. de Saúde / Amanda dos Santos-Vig. em Saúde); SJM (Guilherme Meireles – Técnico); e Cisbaf (Dra. Márcia Ribeiro – Dir. Téc).