Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Queimados foi o primeiro município da Baixada Fluminense a aderir a Implantação do Programa Nacional de Suplementação de

 

Publicado em: 05/09/2013 19:07 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Setembro

Após a realização da Oficina de Capacitação com os profissionais de Saúde dos setores de Imunização , todas as Unidades de Equipe de Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde de Queimados passaram a realizar a suplementação da vitamina A que reduz mortalidade infantil, sendo o primeiro município da Baixada a aderir ao Programa Nacional de Suplementação da vitamina A. Toda criança de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias deve comparecer com a Caderneta de Saúde da Criança a uma unidade mais próxima.

Segundo a coordenadora do Departamento de Atenção Integral a Saúde, Elaine Rezende, a suplementação é resultado de uma pesquisa do Ministério da Saúde que descobriu que 20% das crianças brasileiras nesta faixa etária não estavam conseguindo metabolizar a vitamina de forma espontânea, somente através dos alimentos. “Geralmente a criança adquire esta vitamina através dos alimentos, mas quando isto não acontece é necessário fazer esta suplementação nutricional”, alertou.

 

Por que é importante a vitamina A para a criança?

A suplementação reduz o risco de morbidade e mortalidade infantil, potencializa o pleno desenvolvimento infantil, previne a cegueira irreversível por hipovitaminose A. A suplementação de vitamina A deve seguir um calendário de administração para que essa ação tenha bons resultados.

Hipovitaminose A

A Hipovitaminose é a deficiência de Vitamina A em nível dietético, bioquímico ou clínico, com repercussões sistêmicas que afetam as estruturas epiteliais de diferentes órgãos, sendo os olhos os mais atingidos.  A Vitamina A atua na defesa do organismo contra doenças, em especial as infecciosas, mantém saudáveis a cobertura interna do corpo que recobre alguns órgãos como nariz, garganta, boca, olhos, estômago e também atuam como barreiras de proteção contra infecções. 

Sinais da carência:

O diagnóstico da Deficiência de Vitamina A só pode ser confirmado por profissionais de saúde pois muitos dos sinais são comuns a outras doenças como pele seca e fadiga, embora outros sejam mais característicos da Hipovitaminose A.

Causas da Deficiência:

A deficiência de Vitamina A pode ser causada pela falta de amamentação ou desmame precoce: o leite materno é rico em vitamina A e é o alimento ideal para crianças até seis meses de idade, consumo insuficiente de alimentos ricos em vitamina A, consumo insuficiente de alimentos que contêm gordura: o organismo humano necessita de uma quantidade de gordura proveniente dos alimentos para manter diversas funções essenciais ao seu bom funcionamento.

 

Principais fontes alimentares de Vitamina A:


A vitamina A pré-formada (retinol) ("pronta para ser usada pelo organismo") é encontrada em alimentos de origem animal: vísceras (principalmente fígado), gemas de ovos e leite integral e seus derivados (manteiga e queijo).

Os vegetais são fontes de vitamina A sob a forma de carotenóides (precursores de vitamina) os quais, no organismo se converterão em vitamina A. Em geral, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em carotenóides: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga espinafre, chicória, couve, salsa etc. Alguns frutos de palmeira e seus óleos também são muito ricos em vitamina A: dendê, buriti, pequi, pupunha, tucumã. Fonte: MS

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMQ